31 de julho de 2025

Aí tem! <P>

Publicado em
Os deputados reverteram a decisão do Senado e o salário mínimo de R$ 260,00 vai à promulgação.

Os homens decisivos para este quadro foram os nordestinos e o presidente da Câmara Federa, João Paulo Cunha. A liderança do ministro Eunício Oliveira, do deputado Aldo Rebêlo, eleito por São Paulo mas alagoano e a mudança de posição do presidente do Senado, José Sarney, foram marcantes. Entre os governadores nordestinos chamou atenção a influência do Cássio Cunha Lima(PSDB) que mandou seus meninos, agora em partidos aliados de Lula, votarem em massa com o Governo.

O pessoal de Sarney que votou contra o Governo na votação do Senado votou todo com os duzentos e sessenta ontem. Os deputados do Ceará ?apareceram? e votaram com o Governo, 30%% a mais comparado com a votação anterior, pro-governo. Chamu atenção a votação dos paraibanos, eles votaram em massa com o Governo, o que justifica mais ainda a zanga de Nei Suassuna(PMDB) e José Maranhão(PMDB) com os favores que o Palácio do Planalto defere ao filho danado de Ronaldo Cunha Lima.

Pelo que se viu, ontem, com a manutenção de 100 votos a favor da vontade do Governo, pelos 260, é que foram os nordestinos que salvaram a lavoura apesar dos carlistas terem votado em massa pelos 275 reais.

Para bom entendedor meia palavra basta. Por que foi que o pessoal de Sarney votou contra os interesses do Governo no Senado e na Câmara muda radicalmente?! Chamava atenção como o pessoal ligado a Aldo Rebêlo estava macio, e quase nada falava. O pessoal da Bahia continua arredio ? na primeira votação na Câmara o Governo descolou 11 votos e dessa vez nem isso. Ficaram com míseros 9 votos com uma abstenção de nordestino.

Já dá para especular de uma forma concreta que Sarney e João Paulo conseguiu algum apoio para voltarem a ser o que pretendiam.

É bom destacar que são indícios, mas fica evidente, também, que a distância entre Câmara e Senado não é tão grande como retratou o resultado da votação de ontem!

Bom dia, deputados e senadores.

PONTUANDO

Dia 7 de julho o plenário da Câmara Federal vai se transformar em Comissão Geral para discutir o projeto do marco regulatório do biodiesel. Ariosto Holanda(PSDB-CE) está convidando a turma

Ele informou a coluna que vai visitar o senador Alberto Silva(PMDB-PI) com vista a convidá-lo para participar do evento. Ele vai pedir para o senador tomar frente a relatoria da proposta quando ela chegar ao Senado. Será que ele topa?!

Diálogo entre Pauderney Avelino(PFL-AM), vice líder de seu Partido e o deputado Inácio Arruda(PC do B-CE), vice líder do dele além de candidato a prefeito de Fortaleza:

- E aí, Inácio, votou?!( irônico). Responde Arruda, enfático:

- Claro, Pauderney! Tem-se que ter lado. Eu tenho lado! Os pefelistas colocaram o deputado Moroni Torgan(PFL-CE) em todos os momentos da votação do mínimo na tribuna. Ambos são candidatos na capital cearense.

O deputado Michel Temer anunciou antes de ontem que o PMDB terá um novo deputado, Albérico Filho. Ele deverá assumir no lugar do deputado Paulo Marinho(PFL-MA).. Quem afastou o homem foi o STJ, em votação unânime. Edson Vidigal estava em Honduras.

Os maranhenses estão em alta. Face um processo em que o deputado Remi Trinta é parte no STF foi levantada a tese, por sua defesa, que o MP não poderia ter produzido provas. Se os ministros do STRF aceitaram a tese da defesa o MP vai ter podada, doravante, sua funções. Agora é todo mundo contra Remi, Seu!

O pessoal que faz oposição ao senador Mão Santa(PMDB-PI) está torcendo para ele empinar, nacionalmente. Com isso torcem para ele largar a vontade de voltar a administrar seus Estado e buscar uma vice nalguma chapa de candidatura à presidência da República, em 2.006. Vontade é coisa que dá e passa.

Nota de Rodapé: A semana se acabou e viva São João e São Pedro!

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]