31 de julho de 2025

Matando leões! <P>

Publicado em
Aqui no Congresso só se fala da votação do salário mínimo, vitórias e derrotas de figuras do primeiro time do Governo e por aí vai. Parece que o mundo vai se acabar em torno disso, coisas de Brasília que minimizam as coisas da vida. Já se falou, aqui, da influência dessa questão em vários temas que interessam a região Nordeste, porém vamos adiante.

Nesta quarta o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, falará sobre o ? Crescer Nordeste? , o grande projeto do Governo Federal e do Banco para a região lançado no final do primeiro trimestre do ano. Ele acabará falando de muito mais do que teria sido convocado.

Os nordestinos vão querer saber sobre os investimentos em agronegócios na região, como a fluidez para o Pronaf( é na região que a agricultura familiar é mais observada), ou sobre créditos que o Banco têm e ainda está esperando para aplicar, sobre o Prodetur II, sobre as aplicações do Fundo Constitucional, sobre como o Banco atuou na crise da chuvas e muito mais coisas. Toda vez que se mostra o Nordeste em situação inferior comparado com outras regiões as pessoas que se preocupam, externam, e se valem de cobranças típicas junto as grandes instituições, como é o caso do BNB.

Se sabe que a paralização da Sudene( a penúria na Adene), as dificuldades do Dnocs, a retomada na Codevasf, as reformulações na Chesf e na Eletronorte, as dificuldades da Petrobras em levar adiante grandes ações( como os gasodutos) assim como a falta de gosto com alguns temas( como a política do biodiesel e a tal da refinaria que nunca sai) são vistos como problemas que passam ao largo do Banco. É no BNB que Lula já deu indícios ? existiria uma vida inteligente e mais coesa que as outras. Essas informações devem fluir bem. Se sabe que o Banco já se entendeu com Palocci e Ciro Gomes. A coisa estaria aplainada.

Os deputados estão sabendo que o Banco pode evoluir mais. Em época de eleição os olhares se aguaçam e nada parece passar despercebido. Há duas semanas representante do Banco veio aqui e viu que apesar de tudo a vida não é fácil. Vamos ver como será nesta quarta.

Bom dia, nordestinos e nordestinas.

PONTUANDO

O IBGE que anda sendo visto de lado com as informações de que o PIB não teria crescido tanto face a mudança de metodologia divulgou ontem números da indústria e sua evolução, região por região, em abril. Teria havido evolução do setor em 11 de 14 regiões pesquisadas.

O Nordeste continua ruim das pernas. A média de crescimento da região é quase a metade da média de crescimento nacional, em abril. O Ceará foi o único estado dos três pesquisados que teve redução na atividade.

Detalhe: só o Ceará, a Bahia e Pernambuco foram investigados pelo IBGE.

A Bancada do Nordeste não realizará nesta quarta seu encontro habitual em rítmo de café da manhã.

Os piauienses em Brasília vão realizar um grande evento entre 12 e 17 de outubro, tipo o ?Expotchê? organizado aqui pelos gaúchos. A intenção é mobilizar toda a comunidade. Foi criada uma ONG , a ?Nação Piauí? que pretende congregar todos os piauienses que moram foram do Estado. Brasília seria, junto com São Paulo e Rio as maiores cidades onde moram mais piauienses depois de Teresina.

Ontem, foi o aniversário dos deputados Gastão Vieira(PMDB-MA) e Ribamar Alves(PSB-MA). Abraços da coluna aos dois.

Nota de Rodapé: Que semana, Seu!. .

por Genésio Araújo Junior

E-mail: [email protected]