BNDES e o Nordeste.
Dr. Ribamar quer programa de socorro aos hospitais
(Brasília, DF,20/04/2004) A Comissão de Seguridade Social aprovou requerimento do deputado Dr. Ribamar (PSB-MA), solicitando a realização de audiência pública para ouvir o presidente do BNDES, Carlos Lessa, e o presidente da Caixa Econômica, Jorge Matoso. Dr. Ribamar quer discutir uma forma do governo federal socorrer os hospitais das redes privada e filantrópica, que prestam serviços ou são contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o deputado, a falta de reajuste nas tabelas de procedimentos por parte do governo federal provocou o sucateamento e endividamento das redes conveniada e contratada, que hoje são responsáveis por 70% do total de atendimentos gratuitos de saúde no País. O Ministério da Saúde paga R$7,00 por uma consulta especializada e R$ 4,25 por uma consulta de clínica geral.
“Se existe dinheiro para socorrer outros setores como os bancos, por meio do Proer, e agora as empresas de comunicação, como não tem dinheiro para ajudar na recuperação dos hospitais”?, questionou o parlamentar.
Segundo Dr. Ribamar, a rede conveniada que presta serviços ao SUS e aos hospitais filantrópicos precisa repor equipamentos e profissionais para, dessa forma, melhorar a qualidade do atendimento. O deputado disse que num estado como o Maranhão, onde 60% da população está abaixo da linha de pobreza, recebendo menos de um salário mínimo, quase a totalidade do povo recorre ao SUS.
( da redação com informações do boletim do PSB, na Câmara)