Ah, Waldomiro!
É bom dizer que nem sempre os interesses dos políticos são os mesmos do povo. Não raro, observamos contradições entre os interesses dos poderosos e do povo. Nesse caso da proibição dos bingos se se perguntar a um recém desempregado do setor vamos ver que os interesses são contraditórios. Bem, até o início da semana que vem os políticos, deputados federais, vão estar aí no Nordeste em visitas aos estados que foram atingidos. No retorno deverão fazer um relatório à presidência da Câmara com vista a expor o que foi feito além de recomendar iniciativas e recomendações para que a região não sofra mais tanto com esse tipo de intempérie porém tem bem mais que isso.
Bem, vamos ao que temos. De terça para quinta se confirmou que o Nordeste, só ele poderá receber uma boa dose de recursos. Tem gente arriscando bilhão, tudo por conta da crise da chuvas. Dois estados, Bahia e Ceará deverão levar, em recursos de emendas, coisa para já, algo em torno de R$ 120 milhões em obras, fora muitos outros recursos que foram anunciados pelo ministro da Integração, coordenador do grupo interministerial que vinha cuidado do atendimento aos atingidos pelas chuvas de janeiro. Em verdade, são muito mais recursos. Informações mais precisas foram conseguidas pela agência Politicareal esses dias. O que se observa é inusitado. De uma hora para outra começaram a jorrar recursos do Governo Federal, especialmente liberados pela dupla Fazenda e Planejamento. São recursos para o habitação de classe média e agora recursos orçamentários e de emendas que até um dia desses não saíam nem que o mundo se acabasse. De fato o mundo acabou- se e o Céu caiu, como diz o verso popular!
É bom que se informe que esse jorrar de recursos se dá sem a confirmação que o superávit primário poderá ser reduzido, apesar dos indícios na fala de Horst Khoeler, do FMI, e os movimentos de Nestor Kirchener, presidente argentino. Pode até não ser, mas são poucos os que duvidam que isso esteja acontecendo face ao Caso Waldomiro! Até os céticos começam a crer que essa dinheirama vai virar rotina, por algum tempo.
Como está tudo muito evidente surge agora uma nova fase. Como se habilitar para a festa. O convite é livre mas vai ter que saber pegar os biscuits. Em regra tamanho é documento. Os grandes estados e grandes bancadas vão se dar melhor.
É .... a crise, até na hora da festa, é politicamente incorreta e injusta com os pequenos.
Boa sexta, pequenos e grandes.
PONTUANDO
Pegou legal, lá no Senado! A CPI dos Bingos está no mundo, Seu!
Há informações de que um deputado de Goiás, do PSDB, estaria comprando passagens aéreas dos parlamentares, com deságio, com venda direta na Câmara. Pode dar cassação, viu!
O abacaxi virou moda em Brasília, mas não sirvam essa fruta deliciosa a turma do núcleo duro,não!
Não fiquem achando que o movimento dos baianos, com pedido de encontro com Ciro Gomes, para falar de Codevasf, seja visto como indício deles quererem retomar o controle da Companhia, hoje com os piauienses, viu!
Está quase tudo certo que, na semana que vem, a Bancada do Nordeste vá receber o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, no já famoso café-nordestino.
Na semana que vem, segundo já foi operado pela agência Politicareal e noticiado pela coluna, o Rio Grande do Norte e a Bahia terão aprovados pelo Ministério da Fazenda recursos do BID para o Prodetru II. Quem vai operar será o BNB, viu!
Resta saber como é que os outros vão se comportar nessa questão, Seu!
Nota de Rodapé: Quem foi que disse que a vida é fácil sem Waldomiro, heim?!
por Genésio Araújo Junior
E-mail: [email protected]