Nova Sudene
Senadores nordestinos vão pedir audiência com Lula para cobrar Nova Sudene.
Publicado em
(Brasília-DF,28/01/2004) Os senadores do Nordeste com os três senadores da bancada mineira vão pedir audiência ao presidente Luís Inácio Lula da Silva para que ele retome a criação da instituição que marcou época e que virou promessa de campanha na eleição presidencial de 2.002. Os senadores decidiram tomar esse caminho durante reunião realizada no final da tarde desta quarta,28. Será preparado um documento em que eles irião considerar a importância da recriação anunciada em evento festivo no início do segundo semestre deste ano, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza.
O senador Sérgio Guerra(PSDB-PE), que convocou os senadores, disse que existem razões de sobra para uma ação política organizada, da parte dos senadores, especialmente, pela retomada da instituição. Ele informou aos senadores, durante a reunião de quorum reduzido, que foi uma seqüência de sinais, vindos a partir de decisões e acontecimentos que contaram com o apoio do Palácio do Planalto, que revelaram uma verdadeira paralização primeiro foi a retirada de urgência do projeto na Câmara, depois foi a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional que seria desviado para os Estados, em seguida a reforma tributária impôs perdas nos recursos para a instituição a ser recriada. Ele inclui entre esses sinais a saída da secretário de políticas regionais do Ministério da Integração, economista Tânia Bacelar. Ela disse que foi por razões de família, particulares, mas foi porque não conseguia fazer a coisa andar. Ela me disse que tentou, mas não foi possível..., disse Guerra.
O senador Nei Suassuna(PMDB-PB) que passou a secretariar a reunião se propôs a preparar o documento( paper) a ser apresentado à sociedade, a imprensa e ao presidente Lula. Ele propôs que o documento, contando com o apoio dos presentes, se restringisse a pedir que o Presidente cumprisse a promessa. Guerra disse que neste momento não seria adequado se questionar o teor do projeto que está na Câmara, mas pedir, tão-somente, que se cumpra a programação de recriação.
NÃO SABE O QUE VAI FAZER Segundo o senador Sérgio Guerra, o relator na Câmara( deputado Zezeu Ribeiro(PT-BA) não sabe o que fazer com o projeto. Suassuna informou aos senadores que Ribeiro teria avisado a interlocutores que não vai fazer mais nada até que se sinalize o quanto e como. O senador paraibano informou que a estrutura atual da Adene só tem um diretor geral e dois fantasmas, que vivem numa penúria a ponto de não terem recursos para comprar passagens áreas para vir a Brasília. Quando eles precisam viajar fazem um solicitação ao Sebrae para que ele pague as passagens !, revelou. Por outro lado disse que nunca falta dinheiro quando se quer. Não falta dinheiro, não faltou para o avião?!, para riso dos senadores presentes.
O ministro Ciro Gomes, da Integração, informou Suassuana, com a confirmação da senadora Patrícia Gomes(PPS-CE), foi contatado sobre a reunião mas estava fora de Brasília ele está em Fortaleza. Suassuna propôs que os 27 senadores nordestinos e 3 senadores mineiros participem da reunião com o Presidente da República. O único senador mineiro
Ao final do primeiro semestre os deputados nordestinos se reuniram com o Presidente ,oportunidade em que foram cobradas várias iniciativas tidas como fundamentais para a retomada de uma política de desenvolvimento regional, clara, e de obras já tidas como fundamentais, especialmente na área de infraestrutura.
( por Genésio Araújo Junior)