• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 21 de março de 2025 03:33:34
Em Tempo Real
  • 12/03/2025 06h33

    ECONOMIA: Barômetros globais em sentidos opostos em março, informa FGV-IBRE

    Veja mais números
    Foto: image do FGV-IBRE

    Veja o comparativo

    ( Publicada originalmente às 11h 44 do dia 12/03/2025) 

    (Brasília-DF, 12/03/2025). Nesta terça-feira, 11, a FGV-IBRE divulgou que os chamados Barômetros Globais caminham em sentidos opostos em março. O Barômetro Coincidente volta a cair após leve alta no mês anterior, enquanto o Barômetro Antecedente avança pelo segundo mês consecutivo.

    O Barômetro Econômico Global Coincidente recua 1,3 ponto em março, para 94,0 pontos, nível próximo ao de janeiro passado. O Barômetro Antecedente, por sua vez, sobe 1,1 ponto, alcançando 103,6 pontos.

    A queda do Barômetro Coincidente é influenciada pelos indicadores da Ásia, Pacífico & África e do Hemisfério Ocidental. A alta do Barômetro Antecedente é influenciada principalmente pela região da Ásia, Pacífico & África, seguida pela Europa. Os indicadores do Hemisfério Ocidental recuam no mês ambos os horizontes de tempo.

    Barômetro Coincidente – Indicadores de regiões e setores

    A queda de 1,3 ponto do Barômetro Coincidente em março resulta da contribuição negativa de 0,8 ponto do Hemisfério Ocidental, de 0,7 ponto da Ásia, Pacífico & África e, no sentido oposto, de uma contribuição positiva de 0,2 ponto da Europa. Esta última região mantém tendência de alta pelo terceiro mês consecutivo, registrando 98,6 pontos, o maior nível desde os 99,0 pontos de maio de 2022. O Indicador da Europa também passa ser o maior entre as regiões.

    Barômetro Antecedente – Indicadores de regiões e setores

    Entre os indicadores setoriais coincidentes, apenas o da Indústria registra uma leve alta, enquanto Construção, Comércio, Serviços e o Indicador da Economia (agregação de indicadores empresariais e do consumidor) recuam no mês.

    Entre os indicadores setoriais antecedentes, a alta no resultado agregado foi motivada pelos indicadores da Economia e Indústria. Comércio ficou relativamente estável, enquanto Construção e Serviços recuam. Ainda assim, todos os indicadores setoriais antecedentes situam-se acima do nível dos 100 pontos, sinalizando otimismo disseminado entre os setores para os próximos meses.

    O Barômetro Glob4 ponto para o resultado. No sentido contrário, o Hemisfério Ocidental contribui com -0,1 ponto. Todos os indicadores regionais se encontram acima dos 100 pontos, sugerindo otimismo moderado em relação ao crescimento econômico mundial nos próximos meses.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)

     

     

     

     

     

     


Vídeos
publicidade