31 de julho de 2025
ELEIÇÕES 2026

Lula, na Super Rádio Tupy, diz que orgias do Banco Master deverão ser reveladas e diz que André Mendonça “tinha muitas informações na mão dele que ele segurou”

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Lula na Tupy Foto: Super Rádio Tupio:

(Brasília-DF, 18/09/2026) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo nesta sexta-feira.

Mais cedo, Lula concedeu entrevista exclusiva na Super Rádio Tupi. Ele falou sobre diversos assuntos mas a crise no Master, ministros do STF foram o grande destaque da conversa que ele teve com a comunicadora Isabele Benito

Lula afirmou que as revelações sobre as festas bancadas pelo banqueiro Daniel Vorcaro escancaram a promiscuidade entre o Banco Master e autoridades da República.

“Era orgia e mais orgia”, disse. “É uma sacanagem que é impensável para um cidadão comum acreditar que as pessoas que têm a responsabilidade de zelar por esse país faziam aquilo.”

Lula citou nominalmente ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao falar dos contratos revelados pela quebra de sigilo.

“Ninguém está defendendo o contrato que Alexandre de Moraes fez com o Banco Master. Ninguém está defendendo o [Dias] Toffoli, que fez acordo com o banco”, afirmou. “O que nós estamos defendendo aqui é que quem vai para o Supremo não pode querer ser rico. Ali é um sacerdócio.”

Segundo o presidente, há cinco ministros ligados direta ou indiretamente ao caso. “Isso tudo está apodrecendo”, disse. O contrato revelado foi firmado entre o banco e o escritório Barci de Moraes, que tem como sócia Viviane Barci de Moraes, mulher do ministro Alexandre de Moraes, e não com o ministro.

Lula também afirmou que parte do material apurado ficou retida. “O ministro André Mendonça tinha muitas informações na mão dele que ele segurou”, declarou. Ele disse que os documentos começam agora a circular entre os demais ministros e projetou novos desdobramentos até a eleição: “Tem muita gente com medo na República, Isabelle. Muita gente.”

Lula ironizou ainda um episódio revelado pela investigação, sem citar nomes. “Saiu até uma matéria de um cidadão que esteve com uma mulher que custou R$ 10 mil, ele não pagou e mandou o banco pagar”, disse. “Só faltou tentar entrar no Desenrola para pagar a dívida dele.

As falas vêm depois da quebra de sigilo determinada pelo ministro André Mendonça, relator do caso, a pedido do presidente do STF, Edson Fachin, e da Procuradoria-Geral da República. Informações extraídas pela Polícia Federal dos celulares de Vorcaro indicam que o banqueiro usava mulheres para agradar autoridades e empresários em festas de luxo, com garotas de programa, shows de DJs e bebida, em eventos em uma embarcação em Angra e em uma boate em São Paulo, com suspeita de uso de drogas.

Críticas ao banqueiro

Sobre o banqueiro, Lula repetiu que ele ascendeu no governo anterior. “Esse cidadão que virou banqueiro no governo Bolsonaro virou prisioneiro no meu governo”, disse. Ele relatou ter recebido Vorcaro uma única vez, por 20 minutos: “Eu falei: aqui ninguém é perseguido. Se você estiver com o banco correto, seu banco não vai fechar. E fechamos, porque não estava correto.” E acusou: “Ele falsificava números, comprava títulos que não existiam, vendia coisa que não existia.”

Apesar das críticas à Corte, o presidente defendeu a atuação de Alexandre de Moraes no campo eleitoral. “A bronca que o Flávio Bolsonaro tem do Alexandre de Moraes não é por causa do Banco Master, é por conta da prisão do pai dele”, afirmou. “Ele nunca aceitou a prisão do pai dele, nunca aceitou o resultado eleitoral.”

( da redação com informações da Super rádio Tupy. Edição: Política Real)