31 de julho de 2025
Brasil e Poder

Depois de 24 anos. Presidente da Itália faz visita de Estado ao Brasil: Sergio Mattarella destaca Itália à frente do G-7 e Brasil à frente do G-20

veja mais

Publicado em
276efab1ce80ebc484d08a04c1d72822.jpeg

( Publicada originalmente às 13h 54 do dia 13/07/2024) 

(Brasília-DF, 15/07/2024) O presidente da República Italiana, Sergio Mattarella,  chega ao Brasilia neste domingo, 14, e realizará visita de Estado ao Brasil até o dia 19 de julho. Esta será a primeira visita de Estado de um presidente italiano em 24 anos ao Brasil. A última visita foi em 2000.

O presidente da Itália, segundo assessoria, destaca o significado histórico de 2024 para as relações bilaterais entre os dois países. Ano marcado pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil, bem como pelas simultâneas presidências italiana do G7 e brasileira do G20.

Em Brasília, o presidente Mattarella manterá reunião de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois chefes de Estado passarão em revista o estado do relacionamento bilateral e trocarão avaliações sobre temas das conjunturas regional e global, tais como o diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7; a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza; e a reforma das instituições de governança global.

O presidente Mattarella também visitará as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, bem como o estado do Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, Mattarella pretende levar uma mensagem de solidariedade da Itália às populações duramente atingidas pelas trágicas cheias dos últimos meses, para as quais o Governo italiano enviou de imediato mais de 25 toneladas de ajuda humanitária.

Em todas as etapas da complexa jornada ele encontrará representantes da comunidade italiana e visitará lugares simbólicos do Brasil, com especial atenção às diversas iniciativas de caridade ligadas à Itália. Ele também participará de alguns eventos culturais e científicos.

Elevado à condição de parceria estratégica em 2007, o relacionamento com a Itália é tradicional e possui lastro em amplo espectro de afinidades e interesses. Hoje há mais de 35 milhões de descendentes de italianos no Brasil e mais de 100 mil brasileiros na Itália.

A Itália é uma das principais origens de investimento direto da União Europeia no Brasil. Atuam no país mais de mil empresas italianas, geradoras de cerca de 150 mil empregos.

Por ocasião da visita, deverá ser assinado o Acordo sobre o Reconhecimento Recíproco em Matéria de Conversão de Carteiras de Habilitação, que se reveste de expressivo interesse para as comunidades brasileira na Itália e italiana no Brasil. Está prevista também a assinatura de memorandos de entendimento entre a EMBRAPA e a Universidade de Turim e entre a Universidade de São Paulo e a aquela universidade italiana.

( da redação com informações de assessorias. Edição: Política Real)