• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 18 de junho de 2024 03:15:04
Em Tempo Real
  • 11/06/2024 06h45

    Lula conversa com Putin, em ligação telefônica, e defende negociação da Rússia com a Ucrânia

    Veja mais
    Foto: Rádio Pampa

    Lula e Putin falaram ao telefone

    ( Publicada originalmente às 18h 17 do dia 10/06/2024) 

    (Brasília-DF, 11/06/2024) O Palácio do Planalto informou que o presidente da Rússia,  Vladimir Putin, ligou pela manhã desta segunda-feira, 10, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.   Às vésperas do evento na Suíça em que lideres mundiais vão tratar com a Ucrânia sobre a invasão russa, Lula informou que a guerra Rússia/Ucrânia foi tratada.

    Lula anunciou que reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e seu homólogo chinês Wang Yi.

    O presidente Lula reforçou, ainda, a necessidade de uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20, que reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais e reforcem o papel das Nações Unidas como espaço de concertação para a prevenção de conflitos.

    Mais

    Vladimir Putin teria expressado sua solidariedade com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os presidentes conversaram sobre cooperação econômica bilateral e sobre governança multilateral.

    Putin recordou a visita recente da presidenta do Banco do BRICS, Dilma Rousseff, ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

    Os presidentes também discutiram a recém-concluída viagem do vice-presidente Geraldo Alckmin à China para participar da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação.

    Eles trataram  da presença do ministro Mauro Vieira na Rússia, no encontro de ministros das Relações Exteriores do BRICS.

    ( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)

     

     


Vídeos
publicidade