• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 15:56:41
Em Tempo Real
  • 14/09/2021 08h35

    COMENTÁRIO DO DIA: Sufocos da democracia!

    Ouça o comentário da Política Real
    Foto: Brasil de Fato

    O que dá para Chico dá para Francisco

    ( Publicada originalmente às 08h 35 do dia 13/09/2021) 

    (Brasília-DF, 14/09/2021) O dia começou com temperatura amena mas a tendência é que antes do final da manhã fique com humidade abaixo de 40%. Dia com névoa seca nã só na Capital do Brasil, mas em boa parte desta região central do Brasil.

    Não haverá sessão na Câmara, mas haverá eventos em comissões. Estao marcadas duas sessões especiais no Senado, debates temáticos mas nada de votações, claro.

    O Judiciário sempre pode nos trazer novidades.  No Planalto, Bolsonaro anuncia encontros com minsiros e evento no final do dia.

    A semana eomeça com a expecativa da votação dos destaques finais do novo código eleitoral que já pressiona o Senado.  Ressaca das manifestações minguadas feitas pelo grupo centristas e arrependidos.

    OUÇA AQUI

    LEIA AQUI

    COMENTARIO

    A democracia é o governo da maioria. Um dos grandes desafios democráticos hoje é que minorias estão se impondo sobre maiorias.

    Em novembro de 1.943, num dos últimos encontros entre os aliados antes da invasão da Normandia, que levou a queda do III Reich – lá em Teerã, era aniversário de Winston Churchill, um anticomunista feroz, que levantou um brinde e disse “às massas proletárias”.  Josef Stalin, antiliberal ferrenho, fez um brinde ao “Partido Conservador”, os Tory britânicos.

    Imaginar aqui no Brasil, que o MBL e o Vem Pra Rua façam um brinde ao Partido dos Trabalhadores ou que os petistas façam um viva aos bolsonaristas arrependidos é querer demais dos agentes políticos de hoje.

    Os eventos do 12 de Setembro foram bem menores que os de 7 de Setembro. Tanto bolsonaristas como lulistas ironizaram o público menor nos eventos desse domingo. Lideranças políticas e econômicas que lá estiveram afirmaram que vão estar nos eventos de esquerda do dia 2 de outubro. Vamos ver o que dá.

    Enquanto centristas e arrependidso buscam rumo, neste final de semana vimos ultraconservadores se mostrarem vivos em evento agro da Expointer, em Esteio no Rio Grande do Sul.

    O desafio democrático de minorias que se sobrepõe a maiorias serve tanto para Chico como para Francisco.

    Foi Genésio Araújo Jr, de Brasilia.

    ( da redação)

     


Vídeos
publicidade