• Cadastre-se
  • Equipe
  • Contato Brasil, 19 de abril de 2024 07:44:20
Magno Martins
  • 21/05/2020 08h15

    Sem censura e bombástica

    Quis saber, ainda, sobre mudanças na Polícia Federal de Pernambuco, cujo comando é acusado de não dar prosseguimento a investigações da Lava Jato e da Casa de Farinha

    Magno Martis e Jair Bolsonaro( Foto: Imagem do colunista)

    ( Recife-PE) A live com o presidente Jair Bolsonaro pelo Instagram do meu blog varreu o mundo. Polêmico, duro na queda, impaciente na relação com a mídia, o Bolsonaro que os internautas brasileiros viram na noite da última terça-feira apresentou-se bem diferente: descontraído, vestido com a camisa do Sport de Campina Grande, abriu mais sorrisos do que fechou a cara. Quando o cumprimentei, foi logo avisando que eu ficasse à vontade. “Você tem toda a liberdade de perguntar o que quiser”, afirmou.

    Conforme antecipei, ontem, na minha coluna do jornal O Poder, o presidente, em nenhum momento, sinalizou com qualquer tipo de censura. Não impôs pauta, sua assessoria não me pediu as perguntas para conhecimento prévio nem colocou qualquer restrição para temáticas, que foram da crise na saúde pública provocada pela pandemia do coronavírus à possibilidade dele enfrentar um processo de abertura de impeachment, alguns já com entrada protocolar na Câmara dos Deputados.

    Escolhi e defini a pauta, com pontos políticos, econômicos e até de autonomia entre os poderes, com interferências indevidas e permanentes do Supremo Tribunal Federal, como a recente decisão de tirar dele o direito e a autonomia de nomear o diretor-geral da Polícia Federal. O presidente encarou também perguntas indigestas, como a de colocar em risco a vida da sociedade brasileira em tempos de pandemia, de isolamento social, com atos públicos pelas ruas de Brasília.

    Neste caso, quis saber dele a razão de aceitar participar de manifestações nas quais o tom se dava em torno de intervenção federal quando ele havia sido, democraticamente, eleito. Bolsonaro não deixou nenhuma intervenção sem resposta. Entre os demais assuntos abordados, sua relação conflituosa com os governadores, as denúncias envolvendo o filho Flávio sobre rachadinha (divisão ilegal de salários de servidores) quando deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

    Quis saber, ainda, sobre mudanças na Polícia Federal de Pernambuco, cujo comando é acusado de não dar prosseguimento a investigações da Lava Jato e da Casa de Farinha. Perguntei também o que iria fazer com relação a essa farra com o dinheiro público destinado ao combate da Covid-19 praticada por governadores e prefeitos, mediante a dispensa de licitação assegurada por força do decreto de calamidade.

    O instiguei, ainda, para desabafar mágoas em relação ao ex-ministro Sérgio Moro, a quem perguntei se não estava diante de um Judas. Ele riu e não quis o classificar como tal, mas em seguida bateu duro no ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, dando a entender que expunha o seu Governo instrumentalizado pela TV-Globo. Aliás, sobre a poderosa TV disse que ela perseguia o seu Governo, porque “a boquinha acabou”, referindo-se a montanha de dinheiro que a emissora faturava em governos passados.

     

    Em nenhum momento, o presidente se afobou. Gostou tanto da forma serena e tranquila, embora dura, que conduzi a entrevista, que chegou a propor a prorrogar a live, que pelo Instagram só pode ter 60 minutos. O presidente deixou um balaio de manchetes para a mídia usar, como o furo no qual anunciou que estaria assinando, ontem, o decreto autorizando o protocolo da cloroquina. Foi aí que fez uma brincadeira, sem saber (nem este colunista também) que no mesmo dia haviam morrido mais de mil pessoas no rastro da pandemia do coronavírus, sugerindo que os que não tivessem coragem de usar a cloroquina no tratamento da doença usasse Tubaína. Isso acabou entrando para a manchete de todos os veículos nacionais quando o conteúdo da entrevista era muito mais profundo.

    Ironia com Câmara – Provocado se sugeria ao governador Paulo Câmara o uso da cloroquina, no mesmo dia em que o socialista comunicou que seu teste para a Covid-19, o presidente perguntou a idade dele e afirmou que se estivesse no lugar do governador usaria. “Mas se ele acha que é veneno, não tome”, afirmou. Bolsonaro informou que sua mãe, já bem idosa, usará a droga se precisar. “Eu ando com o kit na minha bolsa, se ela precisar, o que espero que não, usará tranquilamente”, assinalou.

    Interino na saúde– Sobre a indicação de um novo ministro da Saúde, Bolsonaro disse que não tem pressa e fez elogios ao interino na pasta, o general Eduardo Pazuello. Segundo o presidente, Pazuello seguirá no comando da pasta. “Por enquanto, deixa lá o general Pazuello, está indo muito bem, uma pessoa inteligente. É um gestor de primeira linha, graças a ele tivemos a Olimpíada do Rio de Janeiro. Ele foi o coordenador da Operação Acolhida, do pessoal que vem da Venezuela”, destacou.

    Perfil – General do Exército, Pazuello foi nomeado para o segundo cargo mais alto da hierarquia ministerial no último dia 22, após Nelson Teich assumir o Ministério no lugar de Luiz Henrique Mandetta e deixar o cargo em pouco menos de um mês. Especialista em Logística, o militar foi coordenador logístico das tropas do Exército durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, além de ter coordenado a Operação Acolhida, que presta assistência aos imigrantes venezuelanos que chegam a Roraima fugindo da crise política e econômica no país vizinho.

    Globo e futebol – Sobre os ataques frequentes que sofre da TV-Globo, o presidente disse que a emissora o persegue, primeiro por ele ser militar, segundo porque “não há dinheiro público, o que ela persegue. Durante a entrevista, o presidente também comentou que recebeu mais cedo, no Palácio do Planalto, os dirigentes do Flamengo e do Vasco da Gama, clubes que defendem a volta do futebol no País, paralisado em função da pandemia do novo coronavírus. Estiveram com Bolsonaro os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do Vasco, Alexandre Campello, entre outros integrantes dos clubes. “Eles querem voltar a jogar futebol. Então, conversamos com o Ministério da Saúde, para ter um protocolo para abrir, ter um certo regramento, começa sem ninguém na arquibancada”, afirmou.

    CURTAS

    COVID NO PODER – A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) teve, ontem, o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. De acordo com o Governo do estado, ela está assintomática e realizou o teste depois que o governador Paulo Câmara (PSB); o chefe de gabinete, Milton Coelho; e o secretário estadual de Saúde, André Longo, também tiveram a confirmação da Covid-19. Ainda segundo o Governo, Luciana, de 54 anos, permanecerá em isolamento domiciliar, conforme orientações das autoridades sanitárias, trabalhando de maneira remota. O governador e o secretário também estão acompanhando as ações de combate à pandemia remotamente.

    POR VÍDEO – O secretário estadual de Saúde, André Longo, gravou um vídeo, para reforçar a importância do distanciamento social no combate à Covid-19. A gravação foi feita na casa dele, no Recife, onde cumpre isolamento domiciliar após testar positivo para o novo coronavírus na data de ontem. O governador Paulo Câmara (PSB) e o seu chefe de gabinete, Milton Coelho, também foram diagnosticados com a doença. “Encontro-me em minha residência, cumprindo isolamento domiciliar determinado pelo meu médico. Estou apenas com sintomas leves, acompanhando todos os acontecimentos relativos à saúde pública em nosso Estado, em especial o enfrentamento à Covid-19. Tenho tido contatos telefônicos com o governador Paulo Câmara, que também se encontra em isolamento domiciliar e passa bem”, disse no vídeo.

    LIVE COM MAIA – Depois do sucesso da live do presidente Bolsonaro, na terça-feira passada, hoje terei na live pelo Instagram do blog como convidado o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na pauta, pandemia do coronavírus, os efeitos na economia do País e o agravamento da crise política provocada por pedidos de impeachment do presidente da República, além do adiamento das eleições de outubro para dezembro. Começa mais cedo, às 18h30. Para quem quer acompanhar é só seguir o Instagram do blog pelo endereço @blogdomagno.

    Perguntar não ofende: O Ministério Público de Contas, que investiga contratos de Geraldo Júlio em compras para equipamento de combate à Covid-19, também prática a política rasteira sugerida pelo prefeito?

     

     


Vídeos
publicidade