COMENTÁRIO DO DIA: Estados Unidos envergonha a própria história – resta-nos o futebol!
Ouça o comentário da Política Real
Publicado em
(Brasília-DF, 11/06/2026) A manhã começou nublada no centro da Capital do Brasil em pleno junho, acredite. A manhã começou com 18ºC e deverá chegar a 27ºC, na hora mais quente.
Está marcada sessão no plenário do Supremo Tribunal Federal.
Haverá sessão no plenário do Tribunal Superior Eleitoral.
Na Câmara, haverá sessão em plenário, à tarde.
O presidente Lula anuncia encontro com ministros e irá participar de evento sobre como está o desmatamento no cerrado e na Amazônia.
O mercado anda preocupado com as pautas bombas no Senado e ligada com o que nunca acaba no Oriente Médio.
E o que mais?!
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
Tinha me preparado para tratar da mania nacional dos poderosos se apropriarem do Estado, seja esquerda ou direita, como se fosse deles. O velho patrimonialismo tão bem explicado por Raymundo Faoro em “Os Donos do Poder – Formação do Patronato Político Brasileiro”.
Aproveitando o ano eleitoral quem pode anda arrancando um pedaço do Estado, e da própria sociedade, para si, mas hoje, tem abertura de Copa do Mundo.
É impossível não se indignar à beira dessa festa em torno do esporte mais emocionante do planeta.
Adolph Hitler deixou negros e judeus, mesmo os detestando, participarem da histórica Olímpiadas de 1936, em Berlim, sem restrições. O autocrata, bandido de São Petersburgo, Vladimir Putin não criou nenhuma restrição na Copa do Mundo da Rússia.
Donald Trump transforma os Estados Unidos ao humilhar nacionalidades sob complacência da Fifa, a entidade que tem mais filiados que a ONU, pois lhes enche os bolsos.
A país das liberdades entra pelas portas dos fundos de sua própria história.
Você aí que tem vergonha e acha que o Brasil é um país de ladrões, tenha certeza, tem gente pior que você.
Só resta torcer, agora, que o esporte futebol nos emocione!
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília.
( da redação)