Representantes do setor financeiro divulgam nota em apoio a Gabriel Galípolo após criticas de Renan Calheiros na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 20/05/2026) Depois que o presidente do Banco Central, Gabriel Galípilo, foi questionado com ênfase pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) as entidades do setor financeiro deivulgam nota em apoio ao chefe da autoridade monetária por conta das críticas feitas pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos nessa terça-feira, 19.
Renan disse que, de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o ex-presidente do Banco Master Daniel Vorcaro fez 24 visitas ao Banco Central e quis saber detalhes desses encontros. O presidente da CAE afirmou que o caso é ainda mais grave por porque dois ex-diretores do BC estiveram “comprovadamente envolvidos fazendo advocacia administrativa de Vorcaro dentro do Banco Central”.
Galípolo informou que não esteve presente na maioria das reuniões e citou que, de acordo com mensagens interceptadas pela investigação da Polícia Federal, Daniel Vorcaro informava que estava submetido a um asfixiamento por parte do BC. Ele reforçou o papel da governança da instituição e disse que o BC que dá poderes aos diretores de cada setor para fiscalizar e ter autonomia sobre suas agendas.
“É supercomum que um banco que esteja em condições de dificuldade tenha reuniões longas, extensas (…). Nas reuniões, cada diretor tem autonomia para fazer a sua agenda. Autonomia essa [que é ] concedida a cada diretor que a recebe aqui, a partir da aprovação na sabatina no Senado.”, disse.
Veja a íntegra da nota:
Nota Conjunta em apoio ao Presidente do Banco Central do Brasil, na defesa
da autonomia financeira e orçamentária da Autoridade Monetária por fazer “defesa da autonomia financeira e orçamentária da Autoridade Monetária.”.
14 Entidades signatárias da Nota Conjunta
As entidades de classe signatárias, representativas de instituições financeiras e entidades que atuam no mercado financeiro, que juntas congregam um número superior a mil e quinhentos associados, manifestam seu apoio ao Presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, em sua importante defesa da autonomia financeira e orçamentária da Autoridade Monetária.
As entidades reconhecem a urgente necessidade do reforço orçamentário e do quadro de pessoal, para que o Órgão possa continuar atuando em sua árdua tarefa de regulação, supervisão e fiscalização de um gigantesco sistema financeiro, que a cada dia se torna ainda maior e mais complexo, com a incorporação de novas modalidades de negócios, de novos modelos de instituições financeiras, além das exigências também crescentes no emprego de modernas tecnologias.
Colocar o Brasil em linha com outras economias do mundo não só dá mais ferramentas ao Regulador, como também reduz a percepção de risco do País, garante mais estabilidade da política monetária e abre caminho para um sistema financeiro moderno e atual.
Só com um Banco Central independente, fortalecido e competente, que esteja à altura de seus desafios, a população e o setor produtivo brasileiros poderão se beneficiar de um sistema financeiro saudável e sustentável, capaz de evitar crises que podem afetar severamente a economia nacional, a credibilidade do setor, e impor custos adicionais à sociedade.
FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos;
ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios;
ABBC – Associação de Bancos Brasileiros;
ABBI – Associação Brasileira de Bancos Internacionais;
ABRACAM – Associação Brasileira de Câmbio;
ABCRIPTO – Associação Brasileira de Criptoeconomia;
ABECS – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços
ABFINTECHS – Associação Brasileira de Fintechs;
ABIPAG – Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos;
ABRANET – Associação Brasileira de Internet;
ANEF – Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras;
ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento;
APIIMF – Associação para a Interoperabilidade das Infraestruturas do Mercado Financeiro; e
Zetta – Associação que reúne empresas de tecnologia atuantes no mercado financeiro e de pagamentos.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política ReaL)