FOCUS: Mercado estima novo avanço do IPCA no fechamento do ano, agora, em 4,89%; essa vem a ser a oitiva estimativa para cima do IPCA, informa pesquisa feita pelo BC
Veja a integra do relatório Focus desta segunda-feira
Publicado em
(Brasília-DF, 04/05/2026). A Política Real teve acesso ao relatório da pesquisa Focus nesta segunda-feira, 04, que foi fechada ainda no final da semana passada apontando que pela oitava vez consecutiva o mercado estimou a inflação, o IPCA, fechando o ano de 2026 com 4,89%. Pela segunda semana seguida, houve estimativa da taxa Selic com 13%.
Nenhum índice foi estimado em queda nos dados fechando na semana passada, vários índices em estabilidade.
O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
2027.
Para o ano que vem, o mercado estimou uma onda de estabilidade, também. Houve estimativa de queda do PIB e do câmbio. O PIB fechando com um mínimo crescimento de 1.75% no primeiro ano do novo governo federal.
VEJA ÍNTEGRA DO RELATÓRIO FOCUS DESTA SEGUNDA-FEIRA.
( da redação com informações de assessoria . Edição: Política Real)