31 de julho de 2025
ESTADOS UNIDOS EM CRISE

Donald Trump, após decisão da Suprema Corte, diz que está impondo nova tarifa global de 10%

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Donald Trump fala em coletiva após decisão Suprema Corte Foto: imagem de streaming

(Brasília-DF, 20/02/2026)  Na tarde desta sexta-feira, 20, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou após a decisão da Suprema Corte dos EUA 1ue decidiu suspender parte do tarifaço e anunciou que está assinando uma ordem executiva para impor uma nova tarifa global de 10% usando a seção 122 da Lei de Comércio americana de 1974.

Esta seção da lei de 1974 permite que o presidente imponha taxas de até 15% por até 150 dias sobre as importações de todos os países, sem necessidade de aprovação do Congresso.

A medida foi anunciada horas depois de a Suprema Corte americana decidir, por 6 votos a 3, que Trump excedeu sua autoridade ao impor tarifas por meio de uma lei reservada para emergências nacionais.

Ao anunciar a nova tarifa de 10%, Trump afirmou que a decisão da Suprema Corte desta sexta-feira não anula as tarifas, mas apenas a aplicação específica da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA, na sigla em inglês).

O presidente disse ainda que, em um esforço para "proteger nosso país", ele aumentará as tarifas com base em outras leis.

Trump foi questionado se os bilhões de dólares em receita tarifária que os EUA arrecadaram desde o anúncio do tarifaço, em abril de 2025, terão que ser reembolsados. "Isso não foi discutido", respondeu o republicano.

"Imagino que teremos que recorrer à justiça pelos próximos anos", disse ele. "Vamos acabar nos tribunais por cinco anos", acrescentou.

Antecipando o anúncio desta sexta, Erica York, da Tax Foundation, estimou o impacto da nova tarifa de Trump, afirma Michelle Fleury, correspondente de negócios da BBC em Nova York.

Segundo suas estimativas, as tarifas de 10% anunciadas nesta sexta substituiriam cerca de 56% da receita gerada pelas tarifas sob a lei IEEPA.

Anthony Zurcher, correspondente da BBC News na América do Norte, observa que Trump não deu muitos detalhes sobre seu novo plano para taxar as importações que entram nos Estados Unidos.

"Quaisquer que sejam essas alternativas, provavelmente levarão tempo para serem implementadas", considera Zurcher. "Enquanto isso, o presidente continua a lamentar o abalo de um pilar fundamental de sua política econômica e diplomática."

( da redação com informações da BBC. Edição: Política Real)