31 de julho de 2025
BANCO MASTER

ONG Transparência Internacional que defendeu afastamento de Dias Toffoli lembra nas redes socias que ele determinou o arquivamento do inquérito das “rachadinhas”, que envolvia o senador Flávio Bolsonaro

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Flávio bolsonaro e Dias Toffoli tem boa relação desde 2016, lembrou ONG Foto: Montagem Política Real

(Brasília-DF, 12/02/2026) A ONG Transparência Internacional, Brasil, fez postagem ontem,11, defendendo que o ministro Dias Toffoli, do STF, se afastasse da relatório do inquérito, hoje naquela Corte, no caso do Banco Master.

A Transparência Internacional em seu relatório sobre índice de percepção da corrupção destacou uma “corrupção no Judiciário”.  Hoje, após notícia de que o senador Flávio Bolsonaro recomentou a seu entonro que tivessem cautela com o caso envolvendo Toffoli lembrou que no passado o ministro arquivou o inquérito das “rachadinhas”.  Veja a íntegra da postagem:

“Em julho de 2019, Toffoli presidia o STF e suspendeu a investigação da rachadinha de Flávio Bolsonaro, a pedido de sua defesa. Os advogados alegavam que o MP teria iniciado a investigação com dados que o COAF havia acessado sem autorização judicial.

Toffoli não apenas suspendeu a investigação sobre Flávio, mas de todas as investigações no país que utilizassem relatórios de inteligência financeira do COAF.

Foram suspensos quase mil inquéritos em curso, incluindo investigações de lavagem de dinheiro do crime organizado internacional, tráfico de drogas e de armas. Na prática, Toffoli paralisou o sistema brasileiro anti-lavagem durante metade do ano.

A situação gerou extrema preocupação nos organismos multilaterais, pois colocou em risco a segurança internacional. Comunicado pela Transparência Internacional, o Grupo de Trabalho Antissuborno da OCDE enviou uma missão de alto nível ao Brasil, composta por delegados dos Estados Unidos, Itália e Noruega, além do então presidente do WGB Drago Kos.

Após tratativas com autoridades brasileiras e ampla repercussão na imprensa nacional e internacional, o plenário do STF reverteu a decisão de Toffoli por 10 a 1.”, diz o texto da ONG na rede social X.

Lula

Hoje, foi divulgado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dito a interlocutores que Dias Toffoli deveria se afastar do inquérito do Banco Master.

Lula recebeu, fora da agenda, o PRG, Paulo Gonet, que tem a prerrogativa de pedir ação contra ministro do Supremo Tribunal Federal e poderia pedir a suspeição de Dias Toffoli por conta das citações em ligações telefônicas nas investigações do Banco Master.

( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)