31 de julho de 2025
MERCOSUL/UNIÃO EUROPEIA

Hugo Motta dá apoio para relatoria da Comissão Mista do Mercosul avança na análise do acordo Mercosul-União Europeia; FPA quer alongar discussão sobre contrapartidas

Arlindo Chinaglia quer fazer votação nesta terça-feira

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Hugo Motta recebe Arlindo Chinaglia Foto: Imagem de assessoria

(Brasília-DF, 09/02/2026) Enquanto a Frente Parlamentar da Agricultura quer fazer uma ampla discussão com possibilidade de contrapartidas sobre o Acordo Comercial Mercosul-União Europeia, o deputado Hugo Motta(Republicanos-PB) sinaliza pressão que o acordo seja o mais rapidamente votado Comissão Mista do Mercosul, responsável pela análise do tema  no Congresso Nacional.

Motta destacou a importância estratégica do acordo Mercosul–União Europeia ao atualizar os trabalhos da Comissão Mista do Mercosul, responsável pela análise do tema  no Congresso Nacional.

Segundo o relator da matéria, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), os anexos do acordo — que somam mais de quatro mil páginas — estão sendo disponibilizados aos parlamentares, após alerta feito por Hugo Motta ao Executivo sobre a necessidade do envio integral da documentação, condição essencial para uma análise técnica e transparente.

Está prevista para amanhã, às 10h, reunião da Comissão com os anexos já disponíveis. A etapa é considerada fundamental para a deliberação do colegiado, podendo haver pedido de vistas e, em caso de votação, com observância dos prazos regimentais.

Na semana seguinte ao carnaval, nova reunião deverá tratar da apreciação e votação do relatório.

Hugo Motta ressaltou que a Câmara dos Deputados mantém o compromisso com um exame responsável de uma matéria que impacta diretamente a economia, o comércio exterior e o desenvolvimento do Brasil e do Mercosul.

Relator

O deputado Arlindo Chinaglia publicou em suas redes sociais que defende que o relatório seja votada nesta terça-feira.

“Entreguei hoje ao presidente @HugoMottaPB  o parecer sobre o Acordo Mercosul-União Europeia. Trabalhamos para garantir uma análise técnica e célere na Representação Brasileira no Parlasul. O relatório está pronto e vamos votá-lo amanhã na Comissão Mista.”, disse.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)