31 de julho de 2025
DONALD TRUMP

Reação foi imediata a publicação de teor racista de Trump; democratas falam em algo: repugnante”, falam em “fanatismo repugnante”, aliados de Trump também criticaram

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Capitólio Congresso dos EUA tem manifestaçòes Foto: Arquivo da Política Real

Com agências

(Brasília-DF, 06/02/2026)  A publicação do presidente dos EUA, Donald Trump, com um vídeo de teor racista que retrata o ex-presidente americano Barack Obama e a ex-primeira dama Michelle Obama como macacos. gerou reação imediata, inclusive de aliados.

O líder dos democratas na Câmara de Representantes dos EUA, Hakeem Jeffries, fez duras críticas ao presidente. "Todos os republicanos devem denunciar imediatamente o fanatismo repugnante de Donald Trump", defendeu.

O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, crítico de Trump e potencial candidato democrata à Casa Branca em 2028, chamou o episódio de "repugnante". Ben Rhodes, ex-assessor de segurança nacional e aliado próximo de Obama, também criticou as imagens, afirmando que Trump será lembrado como "uma mancha na nossa história".

"É a coisa mais racista que já vi sair desta Casa Branca. O presidente deveria removê-la", disse o senador republicano Tim Scott, único senador negro do partido.

A postagem de Trump também foi criticada pelo presidente da Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP), Derrick Johnson, que acusou o republicano de tentar distrair a opinião pública das investigações sobre o criminoso sexual Jeffrey Epstein.

"Sabe quem não está nos arquivos Epstein? Barack Obama", disse Johnson, aludindo ao nome de diversos famosos e poderosos citados nos arquivos do caso, inclusive o próprio Trump.

( da redação com AP, AFP, DW. Edição: Política Real)