FOCUS: Pesquisa feita pelo BC já estima inflação oficial em 3,99% ao final de 2026; vários índices em estabilidade, estimado pelo mercado
Veja a íntegra do relatório Focus
Publicado em
(Brasília-DF, 02/02/2026). O Banco Central divulgou nesta segunda-feira, 02, a pesquisa Focus feita junto aos agentes do mercado e fechada na sexta-feira, 30, apontando que vários índices estão em queda. Destaque para o IPCA, a inflação oficial que já é estimada em 3,99%.
Está estimada em queda o IPCA dos administrados, conta corrente, dívida líquida e investimento direto.
Vários índices estimados em estabilidade como balança comercial, resultado nominal e resultado primário.
O único índice estimado em evolução foi o IGP-M.
O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
2027
Para o ano que vem, o mercado está estimando quase todos os índices em estabilidade com o que se viu na pesquisa da semana passada.
O único índice fora da estabilidade foi o câmbio, estimado em queda.
VEJA A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO FOCUS DESTA SEGUNDA-FEIRA.
(da redação com informações de assessoria e agências. Edição: Política Real)