Após reunião de lideres da Câmara fica acertado que os mesmos partidos manterão os comandos de comissões e ficou acertado a votação de duas medidas provisórias
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 28/01/2026). Como foi antecipado, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu lideres partidários na Residência Oficial, na Capital Federal, e após acordo proposto por Motta ficou decidido que as comissões permanentes serão comandadas pelos mesmos partidos do ano passado.
Segundo o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), essa é a prioridade para a próxima semana. Segundo ele, as bancadas vão se reunir para indicar os nomes para comandar os colegiados na próxima semana antes da instalação das comissões. Segundo Guimarães, as comissões estarão instaladas antes do carnaval.
Haverá apenas uma exceção. Houve um acordo entre PL e PSD para permuta no comando das comissões. O PSD vai ficar com a Agricultura e o PL vai ficar com Minas e Energia.
O líder do governo também afirmou que duas medidas provisórias entrarão na pauta na semana que vem. A primeira (MP 1312/25) abre crédito extraordinário de R$ 83,5 milhões para o setor rural; e a outra (MP 1313/25) é a que que cria o Programa Gás do Povo, uma nova política pública federal que amplia o acesso ao gás de cozinha no Brasil.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)