31 de julho de 2025
CRISE NOS EUA

Agentes federais matam homem a tiros em Minneapolis — segundo relatos

Um homem de 51 anos teria morrido após ser baleado por agentes federais na cidade americana onde protestos contra o ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) vêm ocorrendo há semanas

Por Politica Real com agências
Publicado em
ICE age com violência após tiroteio Foto: imagem de streaming

Com agências

(Brasília-DF, 24/01/2026)  Segundo o governador do estado de Minnesota, Tim Walz, no sábado, houve mais um tiroteio em Minneapolis envolvendo agentes federais,

As notícias sobre o tiroteio surgem em meio a protestos contínuos contra as operações anti-imigração do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), realizadas no auge do governo Trump.

Esses protestos foram em grande parte motivados pelo assassinato de Renee Good, uma mãe de três filhos de 37 anos, por um agente do ICE em 7 de janeiro. A Casa Branca reagiu ao assassinato chamando Good, que foi baleada dentro de seu carro, de "terrorista doméstica".

Não ficou imediatamente claro quem mais estava envolvido no tiroteio de sábado ou se houve vítimas fatais.

O que Tim Walz disse sobre o tiroteio em Minneapolis?

“Acabei de falar com a Casa Branca após mais um tiroteio horrível por agentes federais esta manhã. Minnesota não aguenta mais. Isso é repugnante", escreveu a ex-candidata a vice-presidente na chapa da candidata democrata à presidência, Kamala Harris, no X.

"O presidente precisa acabar com essa operação. Retire os milhares de policiais violentos e despreparados de Minnesota. Agora."

A conta oficial da cidade de Minneapolis, a X, confirmou o tiroteio, mas afirmou estar investigando mais detalhes.

"Estamos cientes de relatos de outro tiroteio envolvendo agentes da lei federais na área da Rua 26 Oeste com a Avenida Nicollet", informou.

"Estamos trabalhando para confirmar mais detalhes. Pedimos ao público que mantenha a calma e evite a área."

A cidade foi atingida por uma forte nevasca na sexta-feira, mas isso não impediu que as pessoas continuassem os protestos em larga escala contra o ICE.

O que está acontecendo

Nessa sexta-feira, 23, milhares de manifestantes enfrentaram o frio congelante nesta para marchar em diversos pontos das cidades adjacentes de Minneapolis e St. Paul  para protestar contra as grandes operações anti-imigração realizadas pelo governo dos Estados Unidos, e vários estabelecimentos comerciais fecharam as portas em meio à indignação com a detenção de um menino de cinco anos.

Restaurantes, lojas e instituições culturais fecharam as portas após a convocação para os protestos contra as operações dos agentes nesta cidade do estado de Minnesota, no norte do país. Os organizadores afirmam que mais de 700 estabelecimentos em todo o estado estiveram fechados.

Ato contra voos de deportação

Centenas de pessoas também se reuniram no Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul para protestar contra voos que transportavam imigrantes detidos pela imigração federal.

As autoridades informaram que cerca de 100 membros do clero e dezenas de outros manifestantes foram presos do lado de fora do terminal principal do aeroporto por excederem os limites da permissão concedida para o protesto e interromperem as operações aéreas.

Os membros do clero receberam intimações por contravenção penal por invasão de propriedade e por desobediência às ordens dos policiais, antes de serem liberados, segundo um porta-voz do aeroporto.

( da redação com AFP, AP, DW. Edição: Política Real.)