ACORDO À VISTA: Donald Trump anuncia conversação com chefe da Otan Mark Rutte sobre acordo para Groelândia e retira tarifa contra países europeus
Veja mais
Publicado em
Com agências
(Brasília-DF, 21/01/2026). O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que ele e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, "formaram a estrutura de um futuro acordo" referente à Groenlândia.
Os dois se encontraram durante o Fórum Econômico Mundial.
Trump acrescentou que não imporá tarifas a aliados importantes, incluindo a Alemanha, apesar da oposição deles ao seu plano de os EUA assumirem o controle da Groenlândia.
"Esta solução, se concretizada, será ótima para os Estados Unidos da América e para todas as nações da OTAN", escreveu ele em sua rede social Truth.
Veja a íntegra da postagem de Trump em sua rede Truth Social:
“Com base em uma reunião muito produtiva que tive com o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, definimos a estrutura de um futuro acordo referente à Groenlândia e, na verdade, a toda a região do Ártico. Essa solução, se concretizada, será excelente para os Estados Unidos da América e para todos os países da OTAN.
Com base nesse entendimento, não imporei as tarifas que entrariam em vigor em 1º de fevereiro. Discussões adicionais estão sendo realizadas a respeito da Cúpula Dourada, no que diz respeito à Groenlândia. Mais informações serão disponibilizadas conforme o andamento das discussões. O Vice-Presidente JD Vance, o Secretário de Estado Marco Rubio, o Enviado Especial Steve Witkoff e outros, conforme necessário, serão responsáveispelas negociações — e se reportarão diretamente a mim. Agradeço a atenção dispensada a este assunto!
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
( da redação com informações de redes sociais e agências. Edição: Política Real)