Dinamarca considera promessa de Donald Trump de não usar a força 'positiva', mas preocupações permanecem
Veja mais
Publicado em
Com agências
(Brasília-DF, 21/01/2026) Nesta quarta-feira, 21, o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, disse que foi um sinal "positivo" o fato de o presidente Donald Trump ter declarado que não usaria a força para tomar a Groenlândia.
Trump, antes, disse aos delegados do Fórum Econômico Mundial que queria "obter a Groenlândia, incluindo direitos, títulos e propriedade", mas afirmou que não usaria a força para isso.
"O que fica bastante claro após esse discurso é que a ambição do presidente permanece intacta", disse Rasmussen. "É, sem dúvida, positivo que o presidente tenha dito isso sobre os militares, mas isso não resolve o problema."
Trump havia se recusado anteriormente a dizer se descartaria o envio de militares dos EUA para anexar a Groenlândia da Dinamarca. Em Davos, ele disse que estava "buscando negociações imediatas para discutir novamente a aquisição da Groenlândia pelos Estados Unidos".
Trump confunde Islândia com Groenlândia
Trump pareceu confundir Groenlândia e Islândia em seu discurso em Davos.
Depois de se referir à Groenlândia como um "pedaço de gelo" diversas vezes, o presidente americano mencionou a Islândia duas vezes ao falar sobre seus planos de tomar o controle da Groenlândia, uma ilha muito maior.
A Islândia é um país independente localizado entre a Groenlândia e o Reino Unido. Trump nunca havia mencionado antes o desejo de anexar essa ilha em particular.
( da redação com informações da DW, DPA, AP, AFP. Edição: Política Real)