31 de julho de 2025
DAVOS

Donald Trump diz que quer tratar de Goelência em Davos; Não há volta atrás', diz Trump

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Trump divulga imagem gerada por IA mostrando a Groelândia como um território dos EUA Foto: truth social Donald Trump

Com agências

(Brasília-DF, 20/01/2026) Nesta terça-feira, 20, cedinho, em suas redes sociais, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que concordou em participar de uma reunião com "diversas partes" em Davos, na Suíça, para discutir sua intenção de anexar a Groenlândia.  Ele divulgou postagem   reservada do presidente da França, Emmanuel Macron, que fazia convite a Trump para tratar do assunto.

"Como já deixei bem claro para todos, a Groenlândia é imprescindível para a segurança nacional e mundial. Não há volta atrás — nisso, todos concordam!", acrescentou em uma publicação em sua plataforma Truth Social.

Em outra publicação, Trump mostrou uma imagem gerada por inteligência artificial dele mesmo segurando uma bandeira dos EUA ao lado de uma placa com os dizeres "Groenlândia — território dos EUA, estabelecido em 2026". A imagem também mostra o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado Marco Rubio.

Outra imagem gerada por IA compartilhada pelo presidente mostra líderes mundiais em uma reunião onde ele apresenta um mapa com a bandeira americana cobrindo os Estados Unidos, Canadá, Groenlândia e Venezuela.

Suas ameaças de anexar a Groenlândia ganharam mais destaque desde que as forças americanas capturaram o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Trump também prometeu anexar o Canadá, frequentemente se referindo ao país vizinho como o 51º estado americano.

( da redação com DW, Ap, AFP, DPA. Edição: Política Real)