CASO MASTER: Operação da PF faz busca e detém Fabiano Campos Zettel, cunhado de Vorcaro, maior doador pessoa física de Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro em 2022
Veja mais
Publicado em
Com agências.
(Brasília-DF, 15/01/2026). Nessa quarta-feira,14, a segunda fase da operação que investiga fraudes no Banco Master chegou ao nome de Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono da instituição financeira.
Casado com Natália Vorcaro, irmã do banqueiro, Zettel foi alvo de buscas e chegou a ser detido quando estava no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo - mesmo local onde foi detido Vorcaro em novembro, quando tentava embarcar para Malta.
Em monitoramento, a Polícia Federal descobriu que Zettel iria embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes, com passagem marcada para a madrugada dessa quarta, destacou o ministro Antonio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao autorizar a apreensão de objetos pessoais e a detenção do empresário em nova fase da operação.
"O embarque do investigado constitui oportunidade única a propiciar a obtenção de elementos que corroborem, ainda mais, sua participação nos delitos investigados, além da materialidade de outros delitos sobre os quais sobre ele já recaem suspeitas de autoria", diz a PF no pedido a Toffoli.
Para a PF, "a prática criminosa do investigado envolve diversos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional". O pedido da operação não entra em detalhes sobre quais crimes Zettel é investigado.
O pedido de detenção de Zettel durou até por volta das 7h. Isso foi necessário, segundo pedido da PF, porque o empresário poderia prejudicar coletas de outras provas na operação desta quarta, devido aos seus vínculos familiares com os investigados. Segundo o portal G1, Zettel teve o celular apreendido
Tofolli também determinou a apreensão do passaporte do empresário e a proibição de ele sair do país até o fim das investigações.
Além de Zettel, a Polícia Federal realizou buscas em endereços ligados a Daniel Vorcaro e parentes dele, incluindo o pai e a irmã.
Zettel é fundador da Moriah Asset, um fundo de private equity — modalidade de investimento que compra participações em empresas que não estão na bolsa.
A Moriah atua investindo em negócios ligados ao mercado de produtos saudáveis e fitness. Zettel também é irmão da influenciadora fitness Bella Falconi.
Por meio da Moriah, ele é sócio de marcas como Oakberry, Les Cinq, Frutaria São Paulo e Empório Frutaria.
O empresário e advogado mineiro é um nome conhecido no mundo empresarial, político e religioso no Brasil.
Em 2022, Zettel foi o maior doador pessoa física das campanhas de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jair Bolsonaro (PL) em 2022.
Ele transferiu R$ 3 milhões para a campanha presidencial de Bolsonaro e R$ 2 milhões para a do governador de São Paulo, sendo o sexto maior doador pessoa física do país naquela eleição.
Na época da campanha de 2022, a assessoria de Zettel disse em nota a jornais que o empresário fez a doação "dentro da legislação" e "com suas convicções pessoais e valores cristãos de família conservadora".
Pela legislação eleitoral, indivíduos podem doar até 10% da renda bruta do ano anterior à eleição.
A assessoria de imprensa de Tarcísio afirmou que sua campanha contou com mais de 600 doadores e que o governador não possui qualquer vínculo ou relação com Zettel. "Vale destacar que a prestação de contas de Tarcísio foi devidamente aprovada pela justiça eleitoral", disse a nota enviada à BBC News Brasil em reportagem que mostrava as ligações de Vorcaro com o Supremo Tribunal Federal e o mundo político.
Já Bolsonaro não respondeu aos questionamentos.
( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)