31 de julho de 2025
ESTADOS UNIDOS X VENEZUELA

Rússia protestou sobre retenção de petroleiro com bandeira russa em pleno Atlântico Norte; EUA dizem que vão processar tripulantes de petroleiro retido

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Petroleiro russo foi retido Foto: Sputnik News

(Brasília-DF, 07/01/2026) A Rússia protestou sobre a retenção feita pelos Estados Unidos com vista ao petroleiro, dizendo que o navio estava em águas internacionais sob bandeira russa e acusou os EUA e a OTAN de atenção desproporcional, cobrando respeito à liberdade de navegação.

Fontes afirmam ainda que embarcações militares russas, incluindo um submarino, estariam próximas à área onde ocorreu o incidente.

Washington pretende processar a tripulação do petroleiro de bandeira russa apreendido pelos EUA no Oceano Atlântico, afirmou na quarta-feira ,7, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt.

“O Departamento de Justiça e o Departamento de Segurança Interna, em coordenação com o Departamento de Guerra, anunciaram a apreensão esta manhã por violações das sanções dos EUA", afirmou a porta-voz.

Leavitt enfatizou que o governo Trump "implementará integralmente a política de sanções dos Estados Unidos", afirmando que a embarcação foi apreendida "em cumprimento a um mandado expedido por um tribunal federal americano, após ter sido rastreada".

"Esta era uma embarcação da frota fantasma venezuelana, transportando petróleo sujeito a sanções. E os Estados Unidos, sob a liderança deste presidente, não tolerarão isso", reiterou.

"Gostaria também de acrescentar que a embarcação tinha uma ordem judicial de apreensão, assim como a tripulação, o que significa que agora estão sujeitos a processo por quaisquer violações aplicáveis ​​da lei federal e serão trazidos aos Estados Unidos para tal processo, se necessário", concluiu.

Empresa russa denuncia perseguição naval dos EUA

Na terça-feira ,6,, a empresa russa BurevestMarin denunciou a tentativa dos EUA de interceptar o petroleiro russo 'Marinera' no Atlântico Norte durante uma tempestade.

"Nossa embarcação civil, que não transporta carga e navega em lastro, está sendo perseguida há algum tempo pela Guarda Costeira dos EUA", afirmou a empresa, acrescentando que, apesar das "repetidas tentativas do capitão de comunicar a identidade e a natureza civil da embarcação de bandeira russa, a perseguição continua com vigilância aérea coordenada por aeronaves de reconhecimento P-8A Poseidon da Marinha dos EUA".

( da redação com informações de agências. Edição: Política Real)