FOCUS: Mercado estima a inflação em 4,06% e Selic em 12,25% no fechamento do ano e muita estabilidade no comparativo no primeiro relatório de 2026
Veja a integra do relatório Focus desta segunda-feira
Publicado em
( reeditado)
( reeditado)
(Brasília-DF, 05/01/2026). Na manhã desta segunda-feira, 05, foi divulgado o primeiro relatório da pesquisa Focus do ano de 2026. Os dados foram apurados pelo BC junto ao mercado na sexta-feira, 02, e divulgados hoje.
Vários índices, natural, em estabilidade, mas o mercado já anuncia que a inflação, o IPCA deverá fechar ao final de 2026 o índice de 4,06% e o IPCA dos administrados deverá ficar em 3,73%. Outro índice em evolução seria o resultado primário que deverá cair -0,55%. A taxa Selic está na estabilidade estimada ainda em dezembro, fechando o ano em 12,25%.
A maioria dos índices em estabilidade e queda estimada na dívida líquida do setor público e no resultado nominal.
O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
2027
Para o ano que vem, o que seria o novo governo, o mercado não faz muitas especulações e vê muita estabilidade, mas vé tanto a dívida líquida do setor público como o resultado nominal em queda.
VEJA A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO DA PESQUISA FOCUS DESTA SEGUNDA-FEIRA.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)