31 de julho de 2025
ESTADOS UNIDOS X VENEZUELA

Brasil diz que vice-presidente da Venezuela Delcy Rodríguez é atual governante da Venezuela

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Delcy Rodrigues é VP da Venezuela Foto: AFP

(Brasília-DF, 03/01/2025Z). No final da manhã deste sábado, 03, a  Secretária-Geral das Relações Exteriores, Maria Laura do Rocha, disse que o governo brasileiro reconhece a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, como atual governante do país.

A declaração foi feita após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros integrantes do governo no Itamaraty. Lula participou virtualmente.

A posição do governo brasileiro contrasta com a fala do presidente americano, Donald Trump, de que os Estados Unidos governarão o país após a derrubada de Nicolás Maduro, até uma transição para uma nova administração venezuelana.

“Na ausência do atual presidente Maduro, é a vice-presidente, ela está como presidente interina”, disse Laura da Rocha ao ser questionada por jornalistas após a reunião sobre quem governa o país vizinho, na visão do Brasil.

Na madrugada deste sábado ,3, os EUA bombardearam cidades venezuelanas e capturaram Maduro, que foi levado para ser julgado nos Estados Unidos.

Críticos da ação dizem que a operação foi ilegal. Mais cedo, Lula se manifestou em suas redes sociais dizendo que "os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável”.

Número dois do Itamaraty, Laura do Rocha disse que o Brasil participará na segunda-feira de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a ação americana. O país poderá se manifestar, mas não terá direito a voto, pois não é membro do conselho no momento.

O chanceler Mauro Vieira não participou da reunião com Lula porque estava em trânsito, voltando ao Brasil após interromper uma viagem de férias.

Também participaram da reunião os ministros da Defesa, José Múcio, presencialmente, e outros dois ministros virtualmente — Ricardo Lewandowski (Justiça) e Sidônia Palmeira (Secretária de Comunicação da Presidência).

Múcio voltou a dizer que a fronteira brasileira com a Venezuela está tranquila e com baixa movimentação no dia de hoje. Cerca de 100 brasileiros que faziam turismo na Venezuela retornaram ao Brasil rapidamente pela fronteira, segundo o Itamaraty.

Vice

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse em pronunciamento por vídeo que Nicolás Maduro é o único presidente do país sul-americano.

Ela exigiu a liberação de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, que foram capturados pelos Estados Unidos e retirados da Venezuela neste sábado.

Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, sugeriu que Rodríguez havia assumido a posição de Maduro temporariamente. O The New York Times reportou, citando duas fontes anônimas, que ela havia sido empossada como presidente numa cerimônia secreta em Caracas.

Segundo o republicano, o seu governo administrará a Venezuela até que uma transição de poder segura seja possível.

"Estamos prontos para defender a Venezuela", disse a vice-presidente, acrescentando que a Venezuela não será "colônia" de nenhum outro país.

Ela anunciou ainda a ativação do Conselho de Defesa da Nação, que ela preside, e disse ter enviado ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) um decreto que concede "faculdades especiais" diante de "ameaças" dos EUA. O documento foi assinado em 29 de setembro por Maduro, e o texto não foi divulgado.

Nota no final da manhã do Itamaraty:

“Presidente da República coordenou reunião na manhã de hoje, 3 de janeiro, sobre os recentes acontecimentos na Venezuela. Participaram da reunião o Ministro das Relações Exteriores, o Ministro da Defesa, o Ministro-Chefe da Casa Civil, o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Na ocasião, o Presidente da República reiterou os termos de sua postagem publicada na manhã de hoje.

O Ministro da Defesa indicou não haver movimentação anormal na fronteira do Brasil com a Venezuela, que seguirá sendo monitorada, e que está em contato com o Governador de Roraima.

O Ministro das Relações Exteriores relatou os contatos que manteve com seus homólogos nas últimas horas e indicou não haver até o momento notícias de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques. O Ministro das Relações Exteriores informou, ainda, estar em permanente contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela para o acompanhamento da situação interna.

Nova reunião está prevista para o final da tarde de hoje para atualização da situação.”, disse o texto.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)