Lula defende Ministério da Segurança Pública se o Congresso aprovar a PEC da Segurança Pública
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 11/12/2025) Na manhã desta quinta-feira, 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na em entrevista à TV Alterosa, afiliada do SBT, falou de um dos assuntos que mais mobiliza a sociedade brasileira neste momento nacional. A questão da segurança publica.
Lula acabou revelando que se o Congresso Nacional aprovar a PEC da Segurança Pública nos termos que ele propôs ele deverá criar o Ministério da Segurança Pública.
Lula ressaltou a prioridade que sua gestão tem dado ao enfrentamento do crime organizado e à reestruturação do sistema de segurança pública.
“Temos uma PEC da Segurança para ser votada na Câmara que vai definir qual é o papel do Governo Federal, porque hoje o poder é dos governadores. Eles têm a Polícia Militar, a Polícia Civil. Queremos aprovar a PEC para saber como o Governo Federal pode entrar, o papel da Polícia Federal, se a gente vai poder interferir. A Polícia Federal tem expertise e inteligência. Se aprovarmos a PEC, vamos criar o Ministério da Segurança Pública”.
VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES — Durante a entrevista, Lula voltou a condenar a violência contra a mulher e enfatizou a necessidade de que os homens sejam protagonistas no combate. “A violência contra a mulher não é problema da mulher, é problema do homem. É o homem que tem que parar de ser violento. Tem que parar de ser machista, de achar que é dono da parceira”, defendeu. “Precisamos levar a discussão para a porta da fábrica, para a porta do comércio, do banco, para as ruas, homens falando que temos que nos reeducar. Não é só aumentar a pena, mudar o código penal, é preciso nos reeducar”.
( da redação com informações da Ag. Gov. Edição: Política Real)