31 de julho de 2025
FIFA E EUA

Donald Trump recebe o recém-criado Prêmio da Paz da Fifa; ele não esconde que deseja o Prêmio Nobel da Paz

Veja mais

Por Politica Real com agências
Publicado em
Donald Trump recebe prêmio da Fifa de Gianni Infantino Foto: imagem de streaming

Com agências.

(Brasília-DF, 05/12/2025). Nesta sexta-feira, 05, em Washington, durante a cerimônia de sorteio da Copa do Mundo de 2026 o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu  o recém-criado Prêmio da Paz da Fifa.

Trump recebeu um troféu e uma medalha das mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que já afirmou que o presidente americano merecia ganhar o Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição ao cessar-fogo entre Israel e Gaza, além de elogiar com entusiasmo suas políticas.

A relação estreita entre eles tem sido criticada por colocar em questão a neutralidade política da FIFA, prevista em seus estatutos.

Ao receber o prêmio durante a cerimônia, Trump disse ser "uma das maiores honras" de sua vida.

"Muito obrigado. É realmente uma das maiores honras da minha vida. Muito mais que palavras podem falar. Salvamos milhões e milhões de pessoas, o Congo é um exemplo. Mais de 10 milhões de pessoas morreram, e mais de 10 iriam morrer. Índia, Paquistão e tantas outras guerras que conseguimos encerrar, outras que terminamos antes mesmo de começar. Conseguimos fazer isso. É uma honra estar com Infantino, que o conheço há muito tempo", declarou Trump.

Essa foi a primeira edição do Prêmio da Paz da Fifa– O Futebol Une o Mundo, que será uma premiação anual.

Em novembro deste ano, a FIFA anunciou que criaria o prêmio para condecorar pessoas, que, segundo a instituição, tenham tomado "medidas excepcionais e extraordinárias pela paz e, ao fazê-lo, unido pessoas em todo o mundo".

A Copa do Mundo de 2026 acontecerá nos Estados Unidos, México e Canadá. Além de Trump, participam da cerimônia os líderes dos outros dois países anfitriões: a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.

O sorteio da Copa do Mundo 2026 definirá os 12 grupos para a competição. As seleções estão distribuídas em quatro potes para sorteios.

O Brasil está no pote 1, junto com as seleções mais bem classificadas no ranking da Fifa até 19 de novembro: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.

Essa será a primeira Copa do Mundo que contará com a participação de 48 seleções.

Desde seu primeiro mandato (2017-2021), o presidente americano sempre deixou claro o desejo de receber o Prêmio Nobel da Paz.

Apesar de ter sido nomeado mais de uma vez, o republicano nunca conseguiu igualar o feito de seu antecessor, Barack Obama (2009-2017), que foi agraciado com a distinção em 2009.

Em setembro, em discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump disse que deveria ganhar o Prêmio Nobel da Paz e disse que acabou com sete guerras.

"Todos dizem que eu deveria ganhar o Prêmio Nobel da Paz por cada uma dessas conquistas, mas, para mim, o verdadeiro prêmio serão os filhos e filhas que viverão para crescer com suas mães e pais porque milhões de pessoas não estão mais sendo mortas em guerras intermináveis e laureadas pela ONU", disse o presidente.

( da redação com informações da BBC. Edição: Política Real)