31 de julho de 2025
TENTATIVA DE GOLPE

Lula, sobre a condenação final de Bolsonaro e generais, disse que não estava feliz pela prisão de ninguém, mas pela “lição de democracia ao Mundo” que o Brasil deu

Lula fala no Planalto

Por Politica Real com agências
Publicado em
Lula falou ao final do evento sobre prisões Foto: Ricardo Stuckert

(Brasília-DF, 26/11/2025) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao final da solenidade de sanção do PL 1987/25 da isenção do Imposto de Renda Pessoa Física(IRPF), no Palácio do Planalto, no final da manhã desta quarta-feira, 26, comentou sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de generais de exército condenados na AP 2668, da Tentativa de Golpe de Estado.

Lula disse que o Brasil “deu uma lição de democracia ao mundo” com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de militares que tramaram um golpe de Estado no Brasil.

“Eu estou feliz. Não pela prisão de ninguém, estou feliz porque esse país demonstrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude”, disse.

Lula falou mais.

“Sem nenhum alarde, a Justiça brasileira mostrou a sua força, não se amedrontou com as ameaças de fora e fez um julgamento primoroso onde não tem uma acusação de oposição. É tudo acusação de dentro da quadrilha que tentou dar um golpe nesse país em [2022]”, disse o presidente Lula.

“Pela primeira vez em 500 anos na história desse país, você tem alguém preso por tentativa de golpe. Você tem um ex-presidente da República e você tem quatro generais de quatro estrelas presos. Numa demonstração de que democracia vale para todos. Democracia não é privilégio de ninguém, é um direito de 215 milhões de brasileiros”, acrescentou.

A condenação ocorreu no dia 11 de setembro. Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF condenou os sete réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

( da redação com Ag. Brasil. Edição: Política Real)