31 de julho de 2025
CRIME ORGANIZADO

CRIME ORGANIZADO: Lula disse que o projeto aprovado pela Câmara em substitutivo ao PL Antifacção “enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica.”

Veja mais

Por Política Real com redes sociais
Publicado em
Lula está de volta a COP30 e assim que chegou fez postagem nas redes sociais Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 19/11/2025). Nesta quarta-feira, 19, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já em Belém (PA), onde cumpre agenda na COP30, fez postagem nas redes sociais comentando a decisão de deputados e deputadas que aprovaram um texto substitutivo do deputado Guilherme Derrite( Progressistas-SP) alternativo ao projeto governista PL Antifacção.

Lula disse que o projeto “enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica.”.

“Precisamos de leis firmes e seguras para combater o crime organizado. O projeto aprovado ontem pela Câmara alterou pontos centrais do PL Antifacção que nosso governo apresentou. Do jeito que está, enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica. Trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei. 

“É importante que prevaleça, no Senado, o diálogo e a responsabilidade na análise do projeto para que o Brasil tenha de fato instrumentos eficazes no enfrentamento às facções criminosas. “, disse, inicialmente.

Em seguida, Lula disse, na mesma postagem, que o Governo Federal tem uma agenda de fortalecimento da Polícia Federal para “enfrentar as facções nos territórios onde elas tentam se impor”.

“O compromisso do Governo do Brasil é com uma agenda legislativa que fortaleça as ações da Polícia Federal, garanta maior integração entre as forças de segurança e amplie o trabalho de inteligência para enfrentar as facções nos territórios onde elas tentam se impor, mas especialmente para atingir as estruturas de comando que sustentam e financiam seus crimes.”, diz, também.

Lula finaliza afirmando que a intenção é “combater de verdade toda a cadeia do crime organizado.”

“Estamos do lado do povo brasileiro e não abriremos mão de combater de verdade toda a cadeia do crime organizado.”, finaliza.

(da redação com redes sociais. Edição: Política Real)