Cláudio Castro, em dia que disse que entregou tudo da Operação Contenção ao STF, lançou Operação Barricada Zero que busca retirar 13.604 bloqueios feitos pelo crime em favelas e comunidades
Ele fez o anúncio no Palácio Guanabara
Publicado em
( reeditado)
(Brasília-DF, 18/11/2025). O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, ele fez o lançamento da “Operação Barricada Zero”. Ele disse aos jornalistas que entregou o ministro Alexandre de Moraes, o relator da ADPF das Favelas, todas as documentações que lhe foram pedidas.
Castro anunciou um programa para retirar barricadas instaladas em acessos a comunidades da região metropolitana. A iniciativa prevê uma ação conjunta entre estado e municípios, cuja primeira fase abrangerá 12 dos 22 municípios da região metropolitana, previsto para ter início na próxima semana.
Segundo Castro, o estado tem 13.604 barricadas mapeadas por drones e denúncias ao Disque Denúncia, número que pode ser ainda maior. Ele classificou quatro tipos de obstruções: feitas com entulhos, com escavação do asfalto, estruturas de concreto e as chamadas "obras de engenharia", consideradas mais complexas e, em alguns casos, eletrificadas.
O governo estadual ficará responsável pelo maquinário — incluindo retroescavadeiras, motosserras e caminhões basculantes — e promete disponibilizar 50 "kits" com esses equipamentos para as prefeituras. Já os municípios deverão atuar na remoção dos entulhos, no ordenamento urbano e na recuperação das vias, como novo asfaltamento.
“O Governo do Estado tem todas as condições de vencer batalhas, mas a guerra só será vencida com todos juntos. As barricadas representam mais que obstáculos físicos, elas são formas de controle que essas organizações narcoterroristas fazem da sociedade e da comunidade local. Nosso objetivo é romper essas barreiras, reabrir vias, restabelecer serviços públicos e o direito de ir e vir das populações. Onde há bloqueio e medo, o Estado, com certeza, tem que chegar”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Cláudio Castro também anunciou um sistema de bonificação para policiais civis e militares que retirarem as barricadas e também impedirem o retorno dessas barreiras para os territórios.
A ação envolve limpeza, recuperação de vias, reorganização urbana e devolução dos espaços públicos à população. O trabalho em conjunto será fundamental para que, por intermédio da ação policial, as prefeituras possam auxiliar com a ação direta do maquinário para retirar carros, pedaços de ferro, cimento ou qualquer outro instrumento utilizado como barreira. A operação também prevê que valas abertas por criminosos serão aterradas com concreto imediatamente.
“A ideia é que a gente consiga restituir e também restabelecer, de uma vez só, a mobilidade urbana. Os kits são compostos com ferramentas de alto desempenho e utilizados para a remoção de barreiras e estruturas irregulares. Serão rompedores hidráulicos, retroescavadeiras, caminhões basculantes e também alguns itens como motosserra e outros específicos a serem definidos por região “, detalhou o governador.
( da redação com informações de assessoria e agências. Edição: Política Real)