TARIFAÇO: Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram no Canadá e ficou acordando novo encontro de Lula e Trump para discutir o atual estágio do debate; Brasil apresentou proposta no último dia 4 de novembro
Segundo o Itamaraty, o governo Lula enviou aos EUA uma proposta formal de negociação sobre a tarifa de 50%.
Publicado em
Com Sputnik News.
(Brasília-DF, 12/11/2025). Nesta quarta-feira, 12, informa agencias internacionais e redes sociais, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, se reuniram no Canadá, às margens da Cúpula do G7 para tratar exclusivamente sobre as tarifas de 50% impostas pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros.
Segundo o Itamaraty, na reunião ficou acordado novo encontro presencial entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e norte-americano, Donald Trump, para discutir o atual estágio do debate.
Segundo o Itamaraty, o governo Lula enviou aos EUA uma proposta formal de negociação sobre a tarifa de 50%.
O Brasil participa como convidado da presidência canadense para participar do encontro na cidade canadense de Niágara.
Trump e Lula se encontraram pela primeira vez após o tarifaço no final do mês de outubro, na Malásia à margem da cúpula da ASEAN. Ambos os líderes destacaram o encontro como produtivo e que as negociações entre as equipes continuariam.
Donald Trump, assinou em 30 de julho um decreto que aumentou as tarifas sobre produtos brasileiros para 50%, mas incluiu uma lista com 700 exceções em setores estratégicos, tais como a aviação, a energia e parcialmente a agricultura.
De acordo com a chancelaria brasileira, Vieira compartilhou com Rubio os entendimentos técnicos sobre tarifas que vêm sendo discutidos entre os dois países. Ele também reforçou que, em ,4 de novembro, o governo brasileiro enviou oficialmente uma proposta de negociação aos Estados Unidos, com o objetivo de avançar no diálogo bilateral sobre o tema.
(da redação com Sputnik Nees e RT. Edição: Política Real)