31 de julho de 2025
PODER

COMENTÁRIO DO DIA: Na busca do protagonismo!

Ouça o comentário da Política Real

Por Política Real
Publicado em
Olha lá o cara querendo ser líder global! Foto: Líder global

(Brasília-DF, 07/11/2025). A manhã começa com sol alto, mas há promessas de chuvas, sim.

Dia começou com 20ºC, mas deverá chegar a 29ºC.

Não haverá sessão nos tribunais superiores, certamente.

Não haverá sessão na Câmara dos Deputados, mas haverá eventos de comissões fora da Capital federal.

Haverá sessão no Senado Federal, acredite, mas nada de votações.

Mercados atentos, numa semana que foi de muito otimismo e de recordes.

O presidente Lula vive o segundo dia da Cúpula dos Lideres do Clima, lá na Belém que chama atenção do Mundo, mesmo com algumas ausências de poderosos.

E o que mais?!

 

OUÇA AQUI

LEIA AQUI

 

 

COMENTÁRIO

 

Na espera de uma clareza sobre quem vai controlar a principal proposta sobre enfrentamento do crime organizado, a COP30, que ainda nem começou, já começa a chamar atenção.

Com as ausências da Donald Trump e XI Jinping, crise dos 10 anos do Acordo de Paris, pessimismo com o aquecimento global, todo mundo falando de fim dos combustíveis fósseis ao mesmo tento que não param de investir em petróleo, que o diga a Margem Equatorial brasileira, Lula quer transformar limão em limonada.

Numa jogada que poderá fazê-lo líder global de 73 países, propõe um fundo de investimento, coisa de capitalista, Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) que mira juntar 125 bilhões de dólares. Ele espera captar 10 bilhões no primeiro ano, que vai ser controlado pelo Banco Mundial.

Não vai ser doação, basta ver o fracasso que foi criar um o fundo global do Acordo de Paris.  Lula, acusado de comunista, quer usar do capitalismo numa estratégia de liderança mundial. Ele espera que os ausentes entrem nessa.

Lula deverá contar com apoio dos estados democratas ricos e a China. 

Se pode criticar Lula por querer entrar no céu a força no mundo dos poderosos globais , mas não se pode negar que tem ideias, goste-se delas ou não.

Detalhe, a COP30 ainda nem começou!

Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília.

 

( da redação)