31 de julho de 2025
GÁS NATURAL

Petrobras anuncia redução de 1,7% no preço da molécula de gás vendido às distribuidoras; desde dezembro de 2022, o preço médio acumula uma redução da ordem de 33%

Veja mais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Imagem da sede da Petrobras no Rio de Janeiro Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 31/10/2025) Nesta sexta-feira, 31, a Petrobras informa que a partir de amanhã, em 01 de novembro, conforme os contratos acordados com as distribuidoras, os preços de venda da molécula de gás natural serão atualizados, com redução média de cerca de 1,7% em relação ao trimestre anterior.

Os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do preço do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$. Para o trimestre que inicia em novembro de 2025, a referência do petróleo Brent subiu 2,18% e o câmbio teve apreciação de 3,83% (isto é, a quantia em reais para se converter em um dólar reduziu 3,83%).

Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma redução da ordem de 33%. As variações por distribuidora dependem dos produtos contratados com a Petrobras.

O preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da molécula pela companhia, mas também pelo custo do transporte até a distribuidora, pelo portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como por suas margens (e, no caso do GNV – Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.

A atualização anunciada para amanhã, 1º, não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel

(da redação. Com informações de assessoria. Edição: Política Real)