Lula disse, em coletiva em Jacarta, que “traficantes também são vítimas dos usuários”
Lula falou antes de viajar para Kuala Lampur
Publicado em
( reeditado)
(Brasília-DF, 24/10/2025) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda em Jacarta, na Indonésia, antes de viajar para Kuala Lampur, na Malásia, ele falou por meia hora, em coletiva para Imprensa e afirmou que “traficantes também são vítimas dos usuários”.
A declaração foi dada enquanto comentava as ações do governo dos Estados Unidos contra supostos narcotraficantes no Caribe e no Pacífico.
O presidente do Brasil criticou a política americana de combate ao tráfico e defendeu o respeito à soberania de outros países.
“Você não pode simplesmente dizer que vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outros. É preciso levar em conta a Constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos, a soberania territorial de cada país”, afirmou.
Lula disse que, se o tema for levado a um possível encontro com Donald Trump, está disposto a discutir e afirmou que o enfrentamento às drogas deveria priorizar o combate ao consumo interno: “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também.
( da redação com informações do youtube. Edição: : Política Real)