31 de julho de 2025
PODER

COMENTÁRIO DO DIA: Lobistas fantasmas!

Ouça o comentário da Política Real

Por Política Real
Publicado em
Lobistas fantasmas! Foto: Amazon

(Brasília-DF, 22/10/2025) A manhã começou 13ºC, acredite, em pleno centro da Capital do Brasil. Dia ensolarado. A máxima deverá ser de 24ºC. Clima de julho em pleno outubro. As nuvens deverão aparecer, mas não há garantia de chuvas.

Na Câmara, haverá sessões no plenário e muito trabalhos em todas as comissões permanentes. Atenção para o que irá chegar na Comissão Mista de Orçamento.

No Senado, está marcado muito trabalho nas comissões com sessões no plenário.

O presidente Lula à caminho do distante sudeste asiático está chegando em Jacarta, na Indonésia hoje. Um país insular entre a Ásia e a Oceania, terra de milhões.

O mercado está atento ao pacote do governo sobre corte de gastos e tributação.

No Supremo Tribunal Federal vai ter julgamento em plenário, depois de um dia de julgamento de Tentativa de Golpe de Estado.   E o que mais?!

 

OUÇA AQUI

LEIA AQUI

 

COMENTÁRIO

 

Em 1984, quando carro não tinha airbag, Marco Maciel, que foi tudo no Congresso e depois Vice-Presidente de FHC, apresentou um projeto que regularizava o chamado lobby no Brasil.

Naquela época ainda éramos um país que vivia endividado, nem sonhávamos em entrar no grupo das 10 maiores economia do mundo. Até hoje, essa atividade não é regularizada no Brasil.

Ontem, depois de duas semanas, Fernando Haddad anunciou que o Governo vai apresentar dois projetos que podem chegar a R$ 20 bilhões para compensar as perdas da MP 1303, a MP do IOF, que o Congresso derrubou. 

Na prática, ele reconheceu o erro de ter juntado um corte de gastos com cobrança da turma do pecado, as tais fintechs e as bets.

Sabe porque falo do lobby que nunca sai?! Existe um projeto de Lei Complementar chamado “Código de Defesa do Contribuinte”, proposta do senador Rodrigo Pacheco, a lei do Devedor Contumaz. Uma proposta que enfrenta empresários que usam empresas de fachadas para sonegar bilhões.

A proposta está na Câmara, já passou pelo Senado, nem a cúpula do Governo e nem da Oposição parecem querer isso como prioridade. Fala-se que seria um golpe na sonegação da ordem R$ 120 bilhões. Estranho!

São nessas horas que lembro do velho projeto de Marco Maciel!

Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília.

( da redação )