31 de julho de 2025
PODER

Davi Alcolumbre recebe presidentes do STF, STJ e PGR, fala em parceria institucional ,ao lado de Rodrigo Pacheco, cotado para assumir vaga no STF

Ele disse que fez questão de ter Pacheco no encontro, pois ele é o autor do projeto de atualização do Código Civil.

Por Política Real com redes sociais
Publicado em
Davi Alcolumbre, ministros, PGR e Pacheco. Foto: Imagem de redes sociais

(Brasília-DF, 13/10/2025) Nesta segunda-feira, 13, o  senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e do Congresso Nacional, recebeu na residência o ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal, o PGR, Paulo Gonet Branco, e o ministro Herman Benjamin, presidente do Superior de Justiça, tendo ao lado o senador Rodrigo Pacheco.   Ele fala em parceria institucional

“Recebi, na residência oficial, os presidentes do STF, ministro Edson Fachin, e do STJ, ministro Herman Benjamin, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet. Foi um encontro marcado pelo diálogo aberto e pela parceria institucional em busca do melhor para o país.”, disse, inicialmente em postagem nas redes sociais.

Ele disse que fez questão de ter Pacheco no encontro, pois ele é o autor do projeto de atualização do Código Civil.

“Fiz questão da presença do presidente Rodrigo Pacheco, autor do projeto de atualização do Código Civil e presidente da comissão temporária criada para debater o tema. Conversamos sobre questões importantes para o Brasil e que vêm sendo debatidas desde a gestão de Pacheco à frente do Senado.”, disse.

Ele disse que foi tratado, também, de questões como custas da Justiça Federal, a PEC da Relevância, que interessa ao STJ pois também envolve interesses da OAB.

“Entre elas está o projeto que trata dos percentuais de custas da Justiça Federal, iniciativa que conta com o apoio da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça. Também tratamos da regulamentação da emenda constitucional sobre a Relevância, que disciplina os recursos especiais no STJ. Esse é um assunto que venho acompanhando pessoalmente, junto ao presidente Pacheco, na busca por um alinhamento entre o Poder Judiciário e a OAB.”, disse, também.

Ele encerrou a postagem falando da importância do diálogo permamente com o Poder Judiciário.

“De toda forma, o encontro de hoje reafirma nosso respeito e reconhecimento à importância do Poder Judiciário para o país. O diálogo permanente e a união de esforços são fundamentais para fortalecer as instituições e construir um Brasil mais justo e equilibrado.”, disse.

( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)