Israel começa a receber os primeiros reféns entregues pelo Hamas
Veja mais
Publicado em
Com agências
(Brasília-DF, 13/10/2025) O grupo palestino Hamas libertou na manhã desta segunda-feira ,13, sete reféns que mantinha presos desde a incursão em 7 de outubro de 2023. Gaza está seis horas a mais do fuso horário de Brasilia.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram a notícia: "De acordo com informações fornecidas pela Cruz Vermelha, sete reféns foram transferidos para sua custódia e estão a caminho das Forças de Defesa de Israel e da Agência de Segurança de Israel na Faixa de Gaza."
"As FDI estão preparadas para receber mais reféns, que devem ser transferidos para a Cruz Vermelha posteriormente."
A informação também foi confirmada por porta-vozes da Cruz Vermelha e do Hamas à BBC.
Um total de 20 reféns deve ser libertado nesta segunda-feira, como parte do plano elaborado pelos EUA para encerrar a guerra em Gaza.
O acordo prevê a troca dos últimos 20 reféns israelitas detidos em Gaza por mais de 1.900 prisioneiros palestinos nesta segunda-feira de manhã.
Espera-se que sejam libertados 250 palestinos que cumprem penas perpétuas ou longas nas prisões israelitas, bem como 1.700 que foram detidos na Faixa de Gaza durante a guerra.
No início de segunda-feira, o Comité Internacional da Cruz Vermelha afirmou ter iniciado uma "operação multifásica" para supervisionar a libertação dos reféns e dos prisioneiros.
A troca de reféns marca um avanço depois de ter sido acordado um cessar-fogo após pouco mais de dois anos de guerra.
Os principais canais de televisão israelitas transmitiram uma trasnmissão especial durante a noite antes da libertação dos reféns, à medida que a expetativa aumentava. Antes do amanhecer, multidões começaram a se juntar em volta de um grande tela na Praça dos Reféns em Telaviv.
( da redação com BBC e Euro News. Edição: Política Real)