Davi Alcolumbre decide que PL da Isenção do IR será relatado pelo senador Renan Calheiros; Calheiros disse que vai fazer tudo para o projeto não volte para Câmara, mas poderá ter supressões
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 06/10/2025) Na tarde desta terça-feira, 07, o senador Davi Alcolumbre( União-AP), presidente do Senado, informou que o projeto de redução do Imposto de Renda chegou ao Senado às 9h desta terça-feira ,7, e será analisado por apenas uma comissão antes do Plenário. Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o relator será o seu presidente, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Davi disse que a aprovação dessa matéria é esperada por milhões de brasileiros.
“Eu decidi indicar o presidente Renan Calheiros como relator desta matéria da renda, como única comissão deliberativa no Senado Federal a Comissão de Assuntos Econômicos e, logicamente, em seguida o Plenário “, afirmou Davi.
O PL 1.087/2025 é o projeto do governo federal que isenta do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) quem ganha até R$ 5 mil mensais; foi aprovado na Câmara na semana passada. A matéria poderia passar por outras comissões no Senado, mas Davi decidiu por apenas uma para que a análise ocorra mais rapidamente. Só com a aprovação do Senado o projeto pode ser enviado para sanção presidencial e virar lei.
Renan agradeceu a Davi pela indicação à relatoria e disse que a redução do IR é a matéria mais importante atualmente do Congresso. Segundo ele, a CAE deve promover pelo menos quatro audiências públicas sobre a proposta. Para Renan, o projeto deve ter sua apreciação concluída em menos de um mês.
“A nossa pretensão é fazer uma rápida tramitação. (...) O que tiver que ser modificado será modificado sim. Nós vamos fazer tudo, no entanto, para que a matéria não volte à Câmara. (...) o que tiver que ser emendado, será emendado. O que tiver que ser suprimido, será suprimido. O nosso esforço, no entanto, é para que a matéria não volte à Câmara “, disse Renan.
( da redação com informações da Agência Senado. Edição: Política Real)