Com a possibilidade da votação do PL da Isenção do IR ficar para semana que vem. Comissão do Senado poderá votar projeto alternativo nesta terça-feira
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 22/09/2025). Nesta segunda-feira, 22, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) disse que o deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) vai apresentar ao colégio de líderes seu projeto ajustado com novas sugestões sobre o PL da Isenção do Imposto de Renda para quem tem renda até R$ 5 mil, PL 1.087 de 2025. Ele não garantiu a votação nesta semana, talvez na semana que vem.
Por outro lado
Diante da demora da Câmara dos Deputados em votar a proposta do governo que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil mensais, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado pode votar na terça-feira ,23, a partir das 10h, um outro projeto de teor semelhante: o PL 1.952/2019.
Esse projeto de lei, de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), tem como relator o próprio presidente da CAE, o senador Renan Calheiros (MDB-AL). O texto, que propõe isenção semelhante à defendida pelo governo, será votado como forma de alerta do Senado para a inércia da Câmara.
Renan Calheiros já havia demonstrado insatisfação com a tramitação do projeto do governo (PL 1.087/2025), que na Câmara foi aprovado em comissão especial, com parecer do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), mas ainda não foi a votação no Plenário daquela Casa.
“Pesquisas mostram que 85% da população apoia a isenção. Só é contra aqueles que já estão isentos. Lamentavelmente, essa proposta [a do governo] tem sido usada como moeda de troca para se colocar outros temas na pauta do Congresso Nacional — afirmou Renan em recente reunião, citando dados do Instituto Quaest.
( da redação com informações da Ag. Senado. Edição: Política Real)