Davi Alcolumbre anuncia que vai enviar “PEC da Blindagem” para CCJ do Senado; presidente da CCJ, Otto Alencar, disse que repudia a proposta
VEja mais
Publicado em
(Brasília-DF,17/09/2025) O senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senador e do. Congresso Nacional, anunciou, no plenário do Senado, anunciou que vai enviar para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado, a PEC nº 3/21, chamada pelo comando da Câmara de “PEC das Prerrogativas” e pelos movimentos democráticos de “PEC da Blindagem”. Ele poderia levar a PEC nº 3/21 direto para o plenário do Senado.
Vários senadores, inclusive do campo conservador, saíram em defesa de Alcolumbre, que mais cedo fez um desabafo, também no plenário, falando que só procuram para fazer intrigas.
Mais cedo
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), manifestou seu repúdio à PEC 3/2021, aprovada na Câmara dos Deputados e que deverá ser analisada no Senado.
Em entrevista à TV Senado, ele declarou que os deputados fizeram um “juízo de valor incorreto” na aprovação do texto, que reestabelece a exigência de autorização prévia da Câmara ou do Senado para abertura de processo contra parlamentares.
“Como senador da República, tem o meu repúdio essa emenda constitucional e o meu protesto. Acredito que foi uma falta de cerimônia e uma falta de respeito ao eleitor, ao povo brasileiro. (…) Colocaram esse juízo de valor que acho incorreto.”, disse.
O senador Otto ponderou que, no Senado, a tramitação da PEC seguirá o rito regimental.
“Ela terá que ser analisada na Comissão de Constituição e Justiça. Lá, teremos que talvez fazer audiência pública e também designar um relator. E será enviada depois, dentro do Regimento, para o Plenário do Senado.”, disse.
( da redação com informações de assessoria e Ag. Senado. Edição: Política Real)