Ceará, em decreto, anuncia situação de emergência face ao tarifaço dos EUA
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 04/09/2025) Foi divulgado no final do dia,4, que o Governo do Estado do Ceará publicou Decreto 36.828/2025 ampliando as medidas de mitigação ao aumento de tarifas contra importações brasileiras iniciado em agosto pelos Estados Unidos. Segundo o documento, “reconhece-se, para todos os fins legais, a situação de emergência decorrente do aumento tarifário”.
A medida, assinada pelo governador, Elmano de Freitas da Costa, pretende facilitar a adoção de medidas e a coordenação de ações de defesa para trabalhadores e empresas.
O estado é aquele com maior predominância dos Estados Unidos como destino de exportações, acima dos 44%, vendendo produtos de siderurgia, frutas, pescados, pás eólicas e outros itens.
Seus produtos também estão entre os menos contemplados pelas exceções estabelecidas no decreto americano. Mais de 90% da pauta exportadora do Ceará para os Estados Unidos segue afetada pelo acréscimo de 50% em taxas.
Entre as ações em andamento para o apoio à economia local, o governo estadual mantém aberto até esta sexta-feira ,5, um edital de apoio a empresas de produção de alimentos.
O estado vai comprar, daquelas que comprovarem queda no volume de exportações para os EUA, em relação à média do segundo semestre de 2024, em produtos como mel, castanha, filé de peixe, água de coco e cajuína.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)