31 de julho de 2025
GOVERNO LULA

União Progressistas anuncia saída de filiados do Lula 3, mas não filiados, na prática, vão continuar no Governo Federal

Veja mais

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Uni!ão. Antonio Rueda. Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 02/09/2025) A União Progressistas, federação que une o União Brasil e o Progressistas, fez anunciou e divulgou nota em que determina que filiados aos dois partidos devem sair do Governo Federal até o final de setembro sob risco de perder postos nos comandos regionais e sofrer medidas estatutárias.

Na prática a decisão não vale para os indicados do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre ( União-AP), o Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento( União-BA) e o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira( Progressistas) que tem indicados para os ministérios da Integração Nacional, Comunicações, Codevasf, Caixa Econômica, respectivamente.   Os indicados para os comandos das pastas e empresas públicas não são filiados nem ao União e nem ao Progressistas.

Na convocação do anúncio, que foi realizado no Salão Verde, estava prevista a presença do presidente do União, Antônio Rueda, e do Progressistas, Ciro Nogueira( PP-PI), no entanto só quem participou da coletiva foi Rueda. Ele fez a leitura da nota e logo em seguida deixou o local sem responder perguntas.

Veja a íntegra da nota:

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)