Lula decreta luto de 3 dias por conta da morte do escritor e contista Luis Fernando Veríssimo
Veja a nota de pesar
Publicado em
(Brasília-DF, 30/08/2025) Neste sábado, 30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou luto oficial de três dias em todo país em sinal de pesar pelo falecimento do escritor Luis Fernando Verissimo. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União neste sábado, 30 de agosto.
Verissimo, um dos maiores cronistas do país, morreu aos 88 anos. Nasceu em Porto Alegre (RS). Ao todo, teve mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas, entre crônicas, romances, contos e quadrinhos.
Veja a nota de pesar do presidente Lula:
Nota de Pesar
Luis Fernando Veríssimo, um dos maiores nomes de nossa literatura e nosso jornalismo, nos deixou hoje aos 88 anos de idade. Dono de múltiplos talentos, cultivou inúmeros leitores em todo o Brasil com suas crônicas, contos, quadrinhos e romances. Criou personagens inesquecíveis, a exemplo do Analista de Bagé, As Cobras e Ed Mort.
Sua descrição bem-humorada da sociedade ganhou espaço nas livrarias e na TV, com a Comédia da Vida Privada. E, como poucos, soube usar a ironia para denunciar a ditadura e o autoritarismo; e defender a democracia. Eu e Janja deixamos o nosso carinho e solidariedade à viúva Lúcia Veríssimo – e a todos os seus familiares.
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasi
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)