ENERGIA CARA: Aneel anuncia manutenção da bandeira vermelha 2 em setembro; mercado faz análise da medida
Expectativa para o IPCA de setembro, que passa de 0,61% para 0,77%, diz análise
Publicado em
(Brasília-DF,29/08/2025). Na tarde desta sexta-feira, 29, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou que será mantida a Bandeira Vermelha patamar 2 neste mês de setembro. A sinalização indica que os consumidores receberão as contas de energia elétrica com adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
As atuais condições de afluência dos reservatórios das usinas, abaixo da média, não são favoráveis para a geração hidrelétrica. Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro.
Veja uma análise da Warren Investimentos sobre a medida:
Alerta: Aneel delibera bandeira vermelha 2 para o mês de setembro
29/08/2025
• A Aneel decidiu manter a bandeira vermelha patamar 2 para o mês de setembro. Inicialmente, nossas projeções consideravam a bandeira vermelha patamar 1, com impacto estimado de +16 pontos-base sobre a inflação do mês de setembro. Com a decisão, ajustamos nossa expectativa para o IPCA de setembro, que passa de 0,61% para 0,77%.
• No grupo de energia elétrica do IPCA, o acionamento da bandeira vermelha 2 eleva o impacto em +4,20%, em comparação à bandeira vermelha 1 prevista anteriormente.
• É importante destacar que, segundo nossas projeções, espera-se uma gradual normalização das tarifas nos próximos meses, com expectativa de redução para a bandeira amarela e encerramento do ano de 2025 em bandeira verde.
• O principal determinante para a manutenção do patamar mais elevado são as chuvas abaixo da média histórica no país, que resultam no pior cenário hídrico desde a crise energética de 2014-2015, pressionando os custos de geração e refletindo diretamente nas tarifas residenciais.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)