31 de julho de 2025
FORUM LIDE

Ministro André Mendonça, numa referência vista como indicativo ao ministro Alexandre de Moraes, disse no evento da Lide que o bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito, não pelo medo

Mendonça também fez críticas ao ativismo judicial, alertando que o Judiciário não pode substituir o Legislativo nem enfraquecer o princípio democrático

Por Politica Real com agências
Publicado em
André Mendonça no Lide, no RJ Foto: Evandro Macedo/ LIDE

(Brasília-DF, 22/08/2025). Nesta sexta-feira, 22, foi realizado na cidade do Rio de Janeiro(RJ), o 24º Fórum Empresarial LIDE, com a presença de autoridades e representantes da iniciativa privada. O painel de abertura reuniu nomes como o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, além de dirigentes partidários como Ciro Nogueira, Valdemar da Costa Neto e Antonio Rueda, que expuseram suas visões sobre os desafios econômicos, institucionais e sociais do país.

O ministro André Mendonça ressaltou a importância de preservar a harmonia entre os poderes e fortalecer o Estado de Direito.  O ministro André Mendonça é visto, hoje, como o que mais se posiciona contra posições do ministro Alexandre de Moraes, o relator da Ação da Tentativa de Golpe, entre outras que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e vários de seus apoiadores e ex-colaboradores.

Ele afirmou que “o bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito, não pelo medo. Suas decisões devem gerar paz social e não caos, incerteza e insegurança.

Mendonça também fez críticas ao ativismo judicial, alertando que o Judiciário não pode substituir o Legislativo nem enfraquecer o princípio democrático. “O poder judiciário não pode ser o fator de criação legislativa. No Estado de Direito forte, cabe à Justiça dar a última palavra, mas não a primeira”, frisou. Em sua visão, o fortalecimento da democracia passa pelo compromisso com instituições justas, pelo respeito à legalidade e pela garantia das liberdades fundamentais, como a livre iniciativa e a liberdade de expressão.

O 24º Fórum Empresarial LIDE tem patrocínio da Águas do Rio, Banco BRB, CEDAE, Prefeitura Rio | invest.Rio, CNI - Confederação Nacional da Indústria, Grant Thornton, Light, Technogym, Tim, Shell, Vale e Verzani & Sandrini. O apoio é do BTG Pactual, BYD, CNSaúde, FAESP SENAR, Governo do Rio de Janeiro, Sky, Roxy Dinner Show, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Warde Advogados e X-VIA. O evento conta com colaboração da Acciona, Alpha Secure, Pinheiro & Mendes Advogados e TCL Semp. As mídia partners são Jovem Pan, Correio da Manhã, Manchete, Propmark, Revista LIDE e TV lide. Os fornecedores oficiais são Ambipar, Black Princess, Fairmont, Formag's, Granado, GRF, Human Clinic, Italac, Maringá Turismo, Mistral, Águas da Prata, Polishop, RCE, TKS Engenharia, TracF Tech e Três Corações.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)