31 de julho de 2025
DIREITOS HUMANOS

Líder Sóstenes Cavalcante, líder do PL, disse que iria encaminhar nas embaixadas uma carta de denúncia e repúdio sobre as graves violações de direitos humanos no Brasil; ontem, líder da Oposição afirmava que seria um trabalho de semanas

A iniciativa se dá no dia seguinte a divulgação de documento do Departamento de Estado dos Estados Unidos destacando problemas de direitos humanos no Brasil

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Sóstenes Cavalcante disse que vai percorrer embaixadas Foto: Marina Santos/ Ag. Câmara

(Brasília-DF, 13/08/2025). Nesta quarta-feira, 13, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados, anunciou que vai procurar as embaixadas sediadas em Brasília para entregar “uma carta de denúncia e repúdio sobre as graves violações de direitos humanos, da democracia, da liberdade de expressão e do Estado de Direito que vêm ocorrendo no Brasil”.

A iniciativa se dá no dia seguinte a divulgação de documento do Departamento de Estado dos Estados Unidos destacando problemas de direitos humanos no Brasil, incluindo o Estado de São Paulo e Roraima.

Veja a postagem do líder do PL nas redes sociais.

Comunico a todos que, nos próximos dias, será entregue em todas as embaixadas sediadas em Brasília uma carta de denúncia e repúdio sobre as graves violações de direitos humanos, da democracia, da liberdade de expressão e do Estado de Direito que vêm ocorrendo no Brasil.

O documento apresenta à comunidade internacional, de forma clara e fundamentada, casos concretos de prisões arbitrárias, censura institucional e perseguição política, que violam a Constituição e tratados internacionais de proteção aos direitos humanos dos quais o Brasil é signatário.

A carta demonstra como essas práticas comprometem a separação dos Poderes, enfraquecem as garantias individuais e instauram um perigoso precedente de exceção, que ameaça a integridade do processo democrático e as liberdades civis.

O mundo precisa saber a verdade.

E nós não vamos nos calar.

Dep. Sóstenes Cavalcante

Líder do PL na Câmara

Como vai ser

Ontem, 12, à noite a Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados já anunciava que iria entregar, nas próximas semanas, um dossiê com graves denúncias contra o ministro Alexandre de Moraes a embaixadas e representações diplomáticas no Brasil, bem como a organismos internacionais como ONU, OEA, CIDH e Parlamento Europeu.

O documento, intitulado "Carta de Denúncia Internacional contra o Ministro Alexandre de Moraes", reúne casos de censura, perseguição política, prisões arbitrárias e violações aos direitos humanos praticadas contra parlamentares, jornalistas, lideranças políticas e cidadãos comuns. Entre os episódios narrados, estão as medidas arbitrárias impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, as prisões preventivas prolongadas sem condenação, e a censura institucionalizada a veículos de comunicação e redes sociais.

"O que está acontecendo no Brasil é a consolidação de uma autocracia togada. Não é apenas contra Bolsonaro ou contra parlamentares de direita, é contra a democracia. Vamos denunciar internacionalmente para que o mundo saiba que no Brasil há perseguição política, censura e abuso de poder", afirmou o líder da Oposição, deputado federal Zucco (PL-RS).

O parlamentar também destacou que o movimento busca gerar pressão internacional para frear a escalada autoritária.

"A neutralidade diante da injustiça é a semente de toda tirania. Estamos cumprindo nosso dever de alertar a comunidade internacional e registrar formalmente as violações cometidas. Nosso compromisso é com a liberdade e com o Estado de Direito", completou Zucco.

A ação será coordenada por deputados e senadores da Oposição, que visitarão pessoalmente representações diplomáticas para entregar o documento e solicitar o envio de observadores internacionais ao Brasil.

( da redação com informações de redes sociais e assessoria. Edição: Política Real)