Donald Trump suspende tarifaço sobre a China e adia sua aplicação por mais 90 dias; dois países tiveram duas rodadas de negociações
Veja a nota conjunta dos dois países
Publicado em
(Brasília-DF, 11/08/2025). O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspende por 90 dias sobretaxas em importações da China. Donald Trump chegou a aplicar uma supertarifa de 145% na China e voltou atrás.
China e dos Estados Unidos, depois de duas rodadas de negociações em Estocolmo, na Suécia, concordaram hoje em trabalhar pela extensão da trégua tarifária de 90 dias estabelecida em 14 de maio de 2025, mas sem anunciar avanços ou duração da extensão.
Com a trégua, permanece em vigor uma tarifa de 30% dos EUA contra a China e de 10% da China contra os EUA.
Veja a íntegra da declaração dos dois países:
Declaração Conjunta sobre a Reunião Econômica e Comercial China-EUA em Estocolmo
O Governo da República Popular da China ("China") e o Governo dos Estados Unidos da América (os "Estados Unidos"),
Recordando a Declaração Conjunta sobre a Reunião Econômica e Comercial China-EUA em Genebra, em 12 de maio de 2025 ("Declaração Conjunta de Genebra"); e
Refletindo sobre suas reuniões em Londres, em 9 e 10 de junho de 2025, e em Estocolmo, em 28 e 29 de julho de 2025;
As Partes relembram os compromissos assumidos na Declaração Conjunta de Genebra e concordam em tomar as seguintes medidas até 12 de agosto de 2025:
1. Os Estados Unidos continuarão a modificar a aplicação da alíquota ad valorem adicional sobre artigos da China (incluindo artigos da Região Administrativa Especial de Hong Kong e da Região Administrativa Especial de Macau), estabelecida na Ordem Executiva 14257, de 2 de abril de 2025, suspendendo 24 pontos percentuais dessa alíquota por um período adicional de 90 dias, a partir de 12 de agosto de 2025, mantendo a alíquota ad valorem restante de 10% sobre esses artigos, de acordo com os termos da referida Ordem.
2. A China continuará a (1) modificar a aplicação da alíquota adicional ad valorem sobre artigos dos Estados Unidos, estabelecida no Anúncio da Comissão de Tarifas Aduaneiras do Conselho de Estado nº 4 de 2025, suspendendo 24 pontos percentuais dessa alíquota por um período adicional de 90 dias, a partir de 12 de agosto de 2025, mantendo a alíquota adicional ad valorem restante de 10% sobre esses artigos, e (2) adotar ou manter todas as medidas administrativas necessárias para suspender ou remover as contramedidas não tarifárias tomadas contra os Estados Unidos, conforme acordado na Declaração Conjunta de Genebra.
Esta Declaração Conjunta baseia-se nas discussões realizadas durante a Reunião Econômica e Comercial China-EUA em Estocolmo, realizada sob o mecanismo estabelecido pela Declaração Conjunta de Genebra. O representante da parte chinesa nesta reunião foi He Lifeng, Vice-Premiê do Conselho de Estado, e os representantes da parte americana foram Scott Bessent, Secretário do Tesouro, e Jamieson Greer, Representante Comercial dos Estados Unidos.
( da redação com informações de Xinhua Internacional e assessoria. Edição: Política Real)